Governo do Estado entrega nesta segunda tratores e máquinas a 20 municípios da região de Araguaína

Governo do Estado entrega nesta segunda tratores e máquinas a 20 municípios da região de Araguaína




Nesta segunda-feira, dia 25, os agricultores familiares de Araguaína e região receberão um incentivo a mais para o incremento da produção agrícola e permanência no campo. Elas serão beneficiadas com a entrega de máquinas e implementos agrícolas do programa Terra Forte, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), que visa fortalecer a agricultura familiar. A entrega ocorrerá a partir das 16h, na Avenida Filadélfia, em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar.

A expectativa é que 6.800 famílias sejam beneficiadas, alcançando aproximadamente 27 mil pessoas da região Norte do Estado. Serão beneficiados 20 municípios: Aragominas, Araguanã, Araguaína, Arapoema, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Pau D’arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá. As máquinas e implementos serão disponibilizados aos municípios, que vão, conforme a demanda de cada um, definir o cronograma de atendimento aos agricultores familiares.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, os kits serão de grande valia aos municípios, que com o início do período chuvoso, já devem utilizar os equipamentos para começar a plantar. “As máquinas que foram entregues até o momento já estão em campo, preparando o solo para o plantio. Com este auxílio, o agricultor familiar terá custo de produção reduzido, o que proporciona melhor lucratividade”, frisou.

Contemplados com equipamento no último dia 15, as 200 famílias que residem nos seis assentamentos do município de São Sebastião do Tocantins, no Extremo-Norte do Estado, já fazem planos para plantar mandioca, milho, arroz e feijão, tendo este ano o apoio do maquinário, conforme explicou o secretário de Agricultura de São Sebastião, Gildo Costa. “A lista de demanda está extensa. O maquinário não vai ficar parado.”

Guaraí

Na tarde desta sexta-feira, dia 22, cerca de 3.500 famílias de pequenos produtores rurais de Guaraí e região, o equivalente a aproximadamente 13 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega dos equipamentos. A solenidade será realizada no Parque de Exposições Davi Nunes, de Guaraí, às 16 horas. Nesta etapa serão contemplados 23 municípios, sendo eles: Bom Jesus, Brasilândia, Centenário, Colinas, Colméia, Couto Magalhães, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Itapiratins, Itaporã, Juarina, Miranorte, Pedro Afonso, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Recursolândia, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Maria, Tupirama, Tupiratins.

Dados

Com Guaraí, somam 83 municípios beneficiados com o programa Terra Forte.  Em Gurupi foram atendidos 18 municípios; em Paraíso do Tocantins 17; em Tocantinópolis 25, e em Guaraí 23 municípios.

Terra Forte

Ao todo o Governo do Estado adquiriu 1.126 máquinas e implementos que serão distribuídos aos 139 municípios do Tocantins, através do Programa Terra Forte, da Seagro. Além dos kits contendo um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrastro e uma plantadora/adubadora, também foram adquiridos pulverizadores agrícolas de barras, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e um caminhão toco, que serão distribuídos, de acordo com a demanda dos agricultores familiares.

(Josiane Mendes – Ascom/Seagro)

Fazer um comentario