Alunos da Escola SESI realizam treinamento para Torneio de Robótica

Alunos da Escola SESI realizam treinamento para Torneio de Robótica




Dez alunos e três professores da Escola SESI Marlei Maria Moreira de Araguaína viajam no próximo dia 04 para representar o Tocantins no Torneio Regional de Robótica FLL – (FIRST LEGO League)  que acontece durante os dias 06 e 07 de dezembro em Goiânia – GO.

Para a competição de Robótica, os alunos tiveram que desenvolver a criação de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento de uma solução inovadora relacionada a algum problema na cidade. Os competidores serão desafiados com o tema fúrias da natureza e deverão ajudar uma comunidade a se preparar, permanecer segura ou se reconstruir em um cenário de desastre natural, como tornados, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes e deslizamentos de terra.

Os competidores treinam na mesa que contém zonas de pontuação, onde o robô deve vencer os desafios, sendo monitorado por alunos através do computador. Segundo o Professor da Escola SESI, Ulisses Parreira, os alunos já conseguiram resolver mais da metade dos desafios.

“Ao todo são 10 obstáculos, temos uma semana para resolvê-los, pois estamos conseguindo cumprir cada um deles. Nesse tipo de atividade trabalhamos valores, convivência, oralidade e trabalho em equipe, além de despertar o interesse dos alunos pela robótica, aqui eles amadurecem”, ressaltou o professor.

Um protótipo de limpeza dos bueiros da cidade será apresentado no Torneio. O projeto Topeiro foi criado pelos alunos e avaliado por um engenheiro da Secretaria de Obras do Município e pelo Chefe da Defesa Civil, que aprovaram a viabilidade do projeto.

“O Robô Topeira tem o objetivo de eliminar entulhos responsáveis pelo entupimento de bueiros, ele entra pela vala e tritura todo tipo de lixo, assim evitando os alagamentos”, explicou o competidor Pedro Ivo.

“A Escola é a única do Tocantins que participa da competição que reunirá todos os estados da região Centro-oeste, utilizando a tecnologia Lego. A Robótica aqui no Tocantins é algo novo e poderá logo se expandir”, falou o Consultor da Lego, Beto Zerbeti que acompanha os treinamentos dos alunos.

Torneio  FIRST LEGO League – FLL

O Torneio de Robótica FLL é muito parecido com competições esportivas. Durante o evento, serão avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism™) e Desafio do Robô.

No Brasil, serão realizados 06 torneios regionais (AM, BA, GO, MG, PR e SP), que classificarão para a competição nacional em Brasília.

(Marciana Costa)

Fazer um comentario