Secretaria da Fazenda passará por modernização nos sistemas informatizados

Secretaria da Fazenda passará por modernização nos sistemas informatizados




Servidores também participarão de treinamentos para lidar com os novos programas. Durante o período, a Secretaria atenderá até as 17 horas

 Todos os sistemas informatizados utilizados pelas secretarias da Fazenda e da Administração passarão por modernização para agilizar os trabalhos e otimizar o atendimento ao público. As mudanças também chegarão às Secretarias da Educação e da Saúde. “Todas as transações e trâmites internos e externos da Fazenda serão informatizados. Na Educação, trabalharemos os boletins online e os gerenciamentos”, explicou o secretário Alberto Brito que informou ainda, que na Saúde, haverá a unificação de toda a rede de saúde, onde o cidadão poderá agendar suas consultas e exames de forma online e o sistema gestor irá direcionar o atendimento para unidade de saúde mais próxima à residência do cidadão. “O sistema também enviará um SMS para o celular do usuário um dia antes da sua consulta ou exame”, completa o secretário.

Um novo sistema de protocolo geral será implantado para atender todas as secretarias, unificando assim todos os processos, documentos e solicitações feitas internamente e externas. O cidadão poderá acompanhar os processos de forma online, sabendo exatamente onde suas solicitações estão em trâmite, e o sistema retornará ao mesmo toda movimentação e despachos através de e-mail.

Durante um período de 30 dias, a Secretaria da Fazenda encerrará os atendimentos às 17 horas para implantação dos novos sistemas e para realização de treinamento para seus colaboradores.

Serviços melhorados

A partir de janeiro de 2014, o sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica será modernizado. Os demais programas que gerenciam tributos como o IPTU, ISS, Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis – ITBI, Dívida Ativa e Crédito Educativo também passarão por melhorias. “Os acessos internos e externos serão facilitados, pois a idéia é que os programas possam reunir todas as informações sobre empresas e contribuintes para agilizar os atendimentos e serviços”, completa Brito.

A secretaria também possibilitará a emissão da Certidão Negativa online, o que evitará deslocamentos desnecessários até a sede da Fazenda para solicitar o documento.

Alberto acrescenta, ainda, que os departamentos de Compras e Licitação e a Contabilidade também farão parte da modernização, assim como a Folha de Pagamento. “Todos os processos licitatórios serão modernizados e com isso o tempo de julgamento será reduzido e os procedimentos serão ainda mais transparentes”, reitera o secretário.

Informações

Até o fim do ano, a Secretaria da Fazenda fará reuniões com empresários e contadores para informar sobre as mudanças e orientar sobre o cadastramento de usuários no novo sistema web de emissão e gerenciamento de nota fiscal eletrônica, onde será obrigatório o cadastramento dos usuários. Importante lembrar que esse cadastro refere-se apenas a login e senha para o novo sistema, sendo os demais dados devidamente migrados.

Fazer um comentario