UPA Araguaína Sul oferece serviço radiológico digital ao usuário

UPA Araguaína Sul oferece serviço radiológico digital ao usuário




O usuário do serviço público de saúde está acostumado a aguardar pela revelação do seu raio-x. Muitas vezes, espera na sala para saber se será preciso repetir ou não. Afinal, pode ter ficado muito claro, ou escuro. Em Araguaína, na Unidade Pronto Atendimento 24 horas Anatólio Dias Carneiro a realidade é outra. O serviço radiológico é digital, sem processo de revelação e com índice de repetição praticamente zero. O resultado chega antes do paciente ao consultório do médico, por uma rede integrada. Segundo o diretor geral da Pró-Saúde Araguaína, responsável pela gestão da UPA 24h, Joaquim Fonseca Júnior, quando a entidade optou pela implantação do serviço digital foi “por conta do compromisso da entidade em relação ao meio ambiente e ao usuário”, explicou o diretor.

Joaquim Fonseca Júnior revelou que com a adoção do serviço radiológico digital a Pró-Saúde conseguiu ampliar a oferta de atendimentos. “Antes, o paciente esperava por mais tempo, agora, conseguimos reduzir essa espera e melhoramos o nosso serviço, já que nosso usuário fica menos tempo exposto à radiação”, afirmou o diretor.

Além de melhorar o serviço oferecido ao usuário, o serviço digital reduz os impactos ambientais, uma vez que foi eliminado o uso de resíduos químicos na radiologia. Antes da digitalização, o serviço radiológico utilizava diluentes químicos no processo de revelação. “Por mais que sempre tomamos todos os cuidados necessários, esses produtos utilizados na revelação analógica são nocivos ao meio ambiente. Por isso, ao adotarmos o sistema digital estamos agindo com responsabilidade ambiental”, revelou o responsável pelo sistema de radiologia da Pró-Saúde Araguaína, Antônio Sérgio Lopes Mendes.

Diagnóstico

Com o serviço de radiologia digital, os médicos da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Araguaína Sul agora têm a sua disposição um exame detalhado, que permite o detalhamento a ampliação da imagem. “Com a digitalização nossos médicos controlam a imagem, definindo o que desejam ver e assim podendo ampliar o campo de visualização. É impressionante a quantidade de micro fraturas que passam despercebidas no serviço analógico. Agora, isso não ocorre”, detalhou Antônio Sérgio Lopes Mendes.

Hoje, a UPA 24h Araguaína Sul mantem um arquivo dos exames de raio-x realizados. Antes, isso não era possível. Quando o paciente é encaminhado para outro local, é feita a impressão do seu raio-x em uma impressora a laser de alta qualidade.

Serviço

O serviço de radiologia digital utilizado na UPA 24h Araguaína Sul permite a facilidade de exibição da imagem, que é mostrada em um monitor de vídeo, em vez do processo tradicional de expor o filme contra a luz. Com esse tipo de equipamento há a redução da dose de raios-x, afinal, ajusta-se a dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente de forma a possibilitar uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente.

Outra facilidade é o processamento da imagem, no qual há o aumento do contraste ou a equalização por histograma, que é um gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e a sua altura à respectiva freqüência.  O equipamento também permite que seja utilizada a técnica de subtração de imagens, que permite a remoção de grande parte da arquitetura de fundo não desejado, melhorando assim a visualização das características importantes da radiografia.

Com a adoção do serviço radiológico digital foi possível criar o sistema de armazenamento em bases de dados eletrônicas, facilitando a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias, usando redes de comunicações de dados.

Fazer um comentario