Centro Estadual de Reabilitação de Araguaína atende mais de mil paciente ao mês

Centro Estadual de Reabilitação de Araguaína atende mais de mil paciente ao mês




O Centro Estadual de Reabilitação de Araguaína (CER), um anexo do Hospital Regional Público de Araguaína (HRPA), é referência na região Norte no atendimento voltado à reabilitação de pacientes que tiveram algum trauma físico ou para pessoas portadoras de deficiências físicas (motoras e sensoriais). Atualmente, cerca de quatro mil pacientes estão cadastrados na unidade.

O CER dispõe de serviço especializado para diagnóstico, avaliação e tratamento de pessoas portadoras de deficiências físicas, presta assistência a pacientes que demandem cuidados intensivos de reabilitação. Além deste atendimento, o CER também realiza outros tipos de serviços. A unidade possui uma oficina de sapataria, onde são produzidos calçados para pessoas que não possuem sensibilidade nos pés devido a algum tipo de doença, como hanseníase ou diabetes. Em 2013, a oficina produziu 94 calçados destinados a estas pessoas.

A unidade também dá apoio para as pessoas que precisam de algum tipo de aparelho que facilite a sua locomoção e adaptação. No último ano, foram solicitados para a Secretaria de Estado da Saúde: 101 cadeiras de rodas, 33 cadeiras de banho, 80 cadeiras para tetraplégicos, 85 próteses (aparelhos que substituem os membros), 62 órteses (aparelhos que dão continuidade ao membro), e 29 aparelhos/meios auxiliares de locomoção (MAL).

A coordenadora da unidade, Luciene Maria de Carvalho, destaca a importância do Centro no tratamento dos pacientes que são encaminhados tanto do HRA como de outros hospitais do Estado. “Todos são atendidos, os pacientes vem de todo o Tocantins ou até mesmo de outros Estados. A prioridade aqui é atender o nosso paciente para que ele volte para casa totalmente restabelecido”, explica.

Ainda de acordo com Luciene, assim que o Reabilito foi aberto como um centro unificado de atendimento de serviços voltados para reabilitação de pessoas, a unidade tinha apenas 100 pacientes cadastrados. Atualmente, este número pulou para 3.390 pacientes cadastrados. De acordo com dados do setor de Estatística do Centro, em dezembro do ano passado foram realizados 1.135 atendimentos, em várias especialidades médicas.

Atendimento

Os pacientes encaminhados do HRA e também de outras unidades destacam a eficiência no atendimento do Centro de Reabilitação. Para a funcionária pública municipal, Lévia Meire Gonçalves, o Reabilito tem um atendimento especial com todos que procuram a unidade.

“Não sabia que tinha esta unidade aqui em Araguaína, vim encaminhada do médico que solicitou sessões de fisioterapia para LER (lesões por esforços repetitivos) e me surpreendi com o atendimento daqui”, disse.

Outra paciente do Centro é Lúcia Maria de Jesus, de 49 anos. Em maio de 2013, ela sofreu um acidente de carro e lesionou a coluna, ficando três meses sem andar. Passou por cirurgia para colocar duas placas para fixar a coluna e depois foi encaminhada para o Reabilito para que iniciasse a sua recuperação.

“Assim que cheguei, eles me deram a maior força, deram uma atenção especial e agora nem sinto mais dor”, disse emocionada e agradecendo aos profissionais que estão acompanhando o seu tratamento.

(Ascom)

Fazer um comentario


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0