Programa Olhar Brasil realiza quarta consulta neste sábado em Araguaína

Programa Olhar Brasil realiza quarta consulta neste sábado em Araguaína




Atendimento será no Ambulatório Municipal de Especialidades, no Bairro São João, das 7 às 17 horas. Programa do Governo Federal é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Pró-Saúde

As pessoas que passaram pela triagem do programa Olhar Brasil em 2013 agora estão sendo avaliadas pelos oftalmologistas do projeto. Em Araguaína, será realizado, neste sábado, dia 8, no período das 7 às 17 horas, no Ambulatório Municipal de Especialidades, no Bairro São João (antiga Policlínica), a quarta consulta do programa e a segunda do Brasil Alfabetizado. O Olhar Brasil é desenvolvido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Pró-Saúde.

De acordo com a responsável técnica do programa na secretaria, Sheyla Márcia Dias Lima, a triagem foi feita ainda no ano passado com as pessoas inseridas no programa Brasil Alfabetizado e também nas escolas municipais e estaduais pactuadas no Olhar Brasil. Ao todo, foram mais de 1000 crianças e 300 adultos que passaram pela triagem e agora estão sendo avaliados pelo oftalmologista.

No último sábado, dia 1º de fevereiro, foram avaliadas 70 pessoas, e, durante esta semana, 60 crianças também passaram pela consulta com o especialista.

Depois de passar pela consulta, cada caso será analisado para verificar se há necessidade de encaminhar para procedimento cirúrgico ou apenas a utilização de óculos.

Outras ações

Durante a atividade deste programa, outras ações de saúde também serão promovidas pela secretaria, como a prevenção de colo de útero e a unidade móvel de atendimento odontológico, Odonto Móvel, estará no local.

Programa Olhar Brasil

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, implantou o projeto em 2007 no Brasil. O objetivo do programa é identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental, na população acima de 60 anos de idade e em cidadãos de qualquer idade que frequentem os cursos do projeto Brasil Alfabetizado.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos acima de 40 anos apresentam algum tipo de problema nos olhos. As pessoas que passam pelo programa têm direito, além dos exames necessários para o correto diagnóstico de suas condições, a novos pares de óculos nos casos em que é constatado erro no grau das lentes corretivas. Nos casos de maior complexidade, os médicos do Olhar Brasil fazem o devido encaminhamento do paciente a centros de referência.

Serviço

O que: atendimento Programa Olhar Brasil

Onde: Ambulatório Municipal de Especialidades, Bairro São João

Quando: Dia 8, das 7 às 17 horas, sábado

Contato: Sheyla Márcia, responsável técnica do Programa Olhar Brasil e do Programa de Saúde na Escola (PSE) –  9272 – 0382

(Ascom Prefeitura)

Fazer um comentario


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0