Comitiva do Tocantins conhece Masdar City: uma cidade totalmente sustentável em geração e consumo de energia

Comitiva do Tocantins conhece Masdar City: uma cidade totalmente sustentável em geração e consumo de energia




Desenvolver uma cidade totalmente sustentável em termos de geração e consumo de energia.  Este é o objetivo do projeto Masdar City,  que está em desenvolvimento em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos,  com previsão para terminar em 2024. A comitiva tocantinense, chefiada pelo vice-governador  João Oliveira,  que se encontra em viagem à Ásia e ao Oriente Médio, visitou o projeto durante todo o dia dessa terça-feira, 25, saindo de lá impressionada com os avanços em termos de qualidade de vida e de respeito à natureza já conquistados.

comitiva022
A  empresa que constrói o Masdar City foi constituída em 2006 e tem a Siemens como maior acionista.  O maior parceiro da empreitada é o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Hoje, a cidade experimental abriga oito mil pessoas.  Segundo os guias da visita técnica “Masdar City é uma cidade como outra qualquer,  com escola,  residências,  supermercados etc”. Atualmente, a rede de hotéis Hilton está construindo uma unidade no local. A única diferença em relação a uma cidade comum, explicam,  é o aproveitamento das forças da natureza para proporcionar conforto ao ser humano sem prejudicar o meio ambiente.

Seus habitantes circulam  a pé ou de carro elétrico dentro da cidade. Todos os edifícios são desenvolvidos de forma a aproveitar a força do vento do deserto para melhorar a temperatura ambiente,  não havendo necessidade de uso de ar condicionado,  por exemplo.  A grande diferença entre a temperatura externa e a existente no local onde estão construídos os edifícios pode ser constatada in loco pela equipe do governo do Tocantins.

Depois de ser conduzido em carro elétrico até o edifício central do instituto de pesquisa de Masdar City, o grupo conheceu a maquete do projeto.  Ainda de carro elétrico, seguiu até o coração da iniciativa,  onde está a escola superior que pesquisa formas sustentáveis de desenvolvimento da cidade do futuro e a residência de alunos e professores,  entre os quais,  nos dois níveis,  estão brasileiros e representantes de 45 países. Dos alunos, 60% são estrangeiros e 40% são da região, escolhidos entre os melhores do mundo em suas áreas.

Masdar City produz 11 MegaWatts de energia solar dia (estão em estudo novas formas de captação de energia eólica). No total, a cidade consome apenas seis MegaWatts. O excesso gerado durante o dia é consumido por Abu Dhabi,  que repõe no horário noturno.

A equipe tocantinense saiu de Masdar City com a certeza de que no deserto de Abu Dhabi,  nos Emirados Árabes,  se desenvolve um projeto que vai promover melhorias na qualidade de vida das cidades do futuro.

(Luiz Pires / Secom)

Fazer um comentario


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0