Ações do governo buscam garantir segurança à população no carnaval

Ações do governo buscam garantir segurança à população no carnaval




A partir desta sexta-feira, 28, quando começa a ser posto em prática o Plano de Policiamento Estratégico do Carnaval 2014, o tocantinense passa a contar com serviços essenciais no período. Serviços que vão desde a atuação dos policiais em unidades fixas e móveis, com patrulhamento nas áreas comerciais e residenciais no período noturno, plantão do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atendimento nas delegacias da mulher, nos conselhos tutelares, nos núcleos da Hemorrede, divulgação na mídia sobre orientação preventiva e entrega pessoal de material impresso contra DST/AIDS pela Secretaria de Saúde (Sesau).

De acordo com o chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Gilberto Nogueira da Costa, somente para os municípios que têm a tradição de realizar o carnaval, o Plano de Policiamento vai contar com um contingente de 388 policiais, enquanto Palmas deverá contar com 146 policiais extras que serão remanejados do setor administrativo para garantir que a folia de Momo ocorra com segurança.

Esse contingente utilizará de blitz em avenidas e ruas, com o emprego de viaturas, serviços de rádio patrulha, posicionamento de policiais e veículos em locais estratégicos, policiamento a pé, aéreo, com cães e policiais especializados através da Rotan, Cioe, Giro, Companhia de Policiamento Rodoviário Ambiental, Companhia Ordinária e do Serviço de Inteligência da Polícia Militar.

Nos municípios da região leste, servidores da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur) estarão na região do Jalapão, para prestar apoio e orientação aos turistas.

Medidas de segurança

“Quem vier para Palmas com a intenção de cometer algum ato infracional, algum tipo de crime, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Metropolitana tem a dizer que estaremos prontos para agir de maneira dura e fazer cumprir a lei. De outra parte, os cidadãos que vierem com o intento de se divertir, de usufruir, estes serão muito bem tratados pela PM e pelos parceiros”, adverte coronel Nogueira.

Para o secretário da Segurança Pública, José Eliú de Andrada Jurubeba, o resultado das últimas operações “indicam que os esforços empreendidos pelas forças de segurança estão alcançando os objetivos, garantindo mais segurança e tranquilidade para toda a sociedade”, afirmou.

Se beber, não dirija!

Lançada pelo Detran em parceria com a PM na quinta-feira, 27, a campanha ‘Balada Consciente – Se beber, Não dirija’, que envolve todas as regiões, tem finalidade de alertar os condutores para os riscos do álcool e direção, à incidência de chuvas, pistas molhadas e imprudência. “O Detran está investindo na infraestrutura das rodovias, na saúde e no trânsito”, frisou o presidente do órgão, coronel Júlio César da Silva Mamede

Nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional o Detran distribuirá material educativo e irá dispor de uma tenda para atendimento. As equipes de educação e fiscalização realizarão, com a Polícia Militar, blitz educativas à tarde.

Dentre as orientações do órgão estão: em caso de chuva ou neblina é obrigatório ligar os faróis e reduzir a velocidade; evitar dirigir com sono: sentindo cansaço, encoste em um ponto de apoio ou outro local seguro para descansar; cinto de segurança é um dos itens imprescindíveis para sua viagem, e deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo. Ao passar próximo às cidades e perímetros urbanos, redobre sua atenção e reduza a velocidade.

Como e onde recorrer nas emergências

Central de Flagrantes, aos foliões e demais pessoas que vierem a solicitar apoio e proteção na área de segurança durante o Carnaval, a Polícia Civil informa que duas centrais de flagrantes irão funcionar de forma ininterrupta. Uma na Avenida Theotônio Segurado, na região central da capital, e a outra no Aureny IV.

(Gilberto Aquino/Foto: Ademir dos Anjos)

Fazer um comentario


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0