SENAI melhora performance de máquina inventada por empreendedor de Araguaína

SENAI melhora performance de máquina inventada por empreendedor de Araguaína




O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Araguaína, por meio dos Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT), realizou a instalação e parametrização – programação – do Inversor de frequência que vai controlar a velocidade de uma máquina  ou seja, a Bobinadeira melhorada pelo empresário Wesley Amaral da empresa Eletran Transformadores.

A empresa Eletran Transformadores é líder na região em remanufatura, recuperação e faz manutenção de transformadores de baixa, media e alta tensão. O empresário vem produzindo máquinas Bobinadeiras para uso próprio na produção de transformadores de pequeno e médio porte. A máquina não é novidade, podendo ser encontrada no mercado, porém o custo chega a aproximadamente R$ 20 mil. O empresário inovou por um preço bem menor gastando apenas R$ 6 mil nesta versão.

De acordo com o tecnólogo, Ronaldo Lima, a Bobinadeira ganhou mais eficiência após a instalação do inversor de frequência como: economia de energia, melhoramento do desempenho e a vida útil do motor, eliminação dos picos de corrente na partida do motor, redução da frequência de manutenção mecânica, proteção contra Surto, controle local  de velocidade por meio de um potenciômetro e muito simplificação da instalação elétrica.

“Na primeira etapa, ocorreu a visão geral dos processos, onde compilamos toda as necessidades do cliente em relação aos acionamentos da máquina. Na etapa II , fizemos um diagnóstico das condições operacionais para tornar o acionamento o mais seguro possível, evitando assim possíveis acidentes no manuseio da máquina e na Etapa III finalizamos com a parametrização e configuração do inversor de frequência, com foco no acionamento seguro e no uso mais eficiente da energia elétrica, além da exploração de todos os recursos do equipamento na  melhoria do processo de bobinagem  dos transformadores”, ressaltou Ronaldo.

“Ficamos felizes com a iniciativa do empresário da Eletran Transformadores em criar essa máquina e depositar a confiança no SENAI de Araguaína para a transferência da tecnologia no aparelho. “Apoiamos a inovação”, disse Evandro Lima, gerente da Unidade.

Serviços Técnicos e Tecnológicos – STT

Por meio dos processos de assessoria e consultoria técnica, o SENAI atende as indústrias quanto à orientação e implementação de solução de problemas visando à melhoria de sua qualidade e produtividade. Em Araguaína são oferecidos serviços em Eficiência Energética, Eletroeletrônica e Metalmecânica.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (63) 3411-8895

(Marciana Costa)

Fazer um comentario


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0