Sebrae capacita 80 professores de Araguaína através do programa JEPP

Sebrae capacita 80 professores de Araguaína através do programa JEPP




Cerca de oitenta professores de Araguaína estão sendo capacitados para aplicarem, em suas respectivas escolas, a oficina Conteúdo do Empreendedorismo, cujo objetivo é despertar características empreendedoras em estudantes desde a infância. Nesse diapasão, a instituição iniciou ontem (11) as atividades pedagógicas junto aos professores e as atividades seguem até a próxima sexta feira (14) na Universidade Unopar.

O programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo (JEPP) é uma iniciativa do Sebrae, que visa preparar crianças e adolescentes para o mercado de trabalho, seja seguindo carreira em uma empresa, seja abrindo o próprio negócio. Na metodologia do curso os alunos interagem e vivenciam experiências que estimulam a vontade e o interesse em planejar e empreender.

De acordo com a Diretora Técnica do Sebrae Tocantins, Mila Jaber, O JEPP apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios com aprofundamento gradual; além de quatro temas transversais: cultura da cooperação e da inovação, ecosustentabilidade, ética e cidadania. Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo.

“Ao capacitarmos oitenta professores estimamos que cerca de três mil alunos sejam contemplados em Araguaína com a iniciação do empreendedorismo, ou seja, os professores e alunos podem vivenciar a agregação de valores por meio de diversos temas relacionados às práticas empreendedoras; já os estudantes, por sua vez, poderão mostrar o que produzem ao longo do ano”, comentou a diretora.

Cenário Atual

Atualmente o Tocantins possui mais de 400 professores capacitados em nove municípios do Tocantins e mais de três mil alunos já iniciaram as oficinas dos conteúdos de empreendedorismo. Colinas do Tocantins, Araguatins, Pedro Afonso, Miracema, Miranorte, Nova Rosalândia, São Valério, Santa Terezinha são os municípios que já implantaram o JEPP em sua grade educacional. Novo Acordo, Cariri, Peixe, Aliança, Guaraí, Monte Santo estão em fase de implantação.

Desde 2002, o JEPP é realizado em São Paulo. Nos anos seguintes, outros estados brasileiros passaram a aplicar esta metodologia, recebendo a devida capacitação por profissionais indicados pelo Sebrae – SP. Esta demanda surgiu, na maioria das vezes, pelo reconhecimento dos resultados positivos alcançados em São Paulo, tanto em escolas públicas, como particulares.

Em 2011 foi realizado uma turma piloto do JEPP em Palmas -TO  para nacionalização do programa. Capacitação de gestores e multiplicadores das unidades estaduais do Sebrae. Hoje, vinte estados da federação possuem equipe de profissionais capacitada para aplicar o JEPP em suas localidades.

(Ascom)

Fazer um comentario


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0