Sem posto de saúde, moradores de Araguaína são atendidos em bar

Sem posto de saúde, moradores de Araguaína são atendidos em bar




Moradores do setor São Miguel, em Araguaína, no norte do estado, estão sendo atendidos em um bar porque a Unidade de Saúde do bairro está fechada para reforma desde o ano passado.

Os pacientes que precisam de um atendimento mais específico são direcionados para a Unidade de Saúde do setor Novo Araguaína. A aposentada Luzia Luísa de Jesus, que tem problemas de saúde, diz que para ir ao outro posto, precisa pegar dois ônibus e caminhar um quilometro a pé. “A gente precisa, o povo devia ajudar a gente. Nós tínhamos o postinho perto, eles tomaram nosso postinho daqui. Abriu lá [Novo Araguaína] e a gente fica sem condição de ser atendido.”

O posto, que fica a três quadras do bar, fechou para reforma e ainda não abriu. A aposentada Ilza Ferreira diz que não pode ir a outra unidade porque sofre de pressão alta. Ela está há seis meses sem consulta médica. “Ninguém pode ficar sem consulta não.”

O cadeirante Aparecido Eloi está, também, sem consultar, desde quando o posto fechou. “A gente se sente constrangido, a gente é homem do campo, lutou muito com a vida, trabalhando com honestidade e hoje, quando a gente precisa da saúde, a gente vê que fica isolado.”

A Prefeitura de Araguaína disse que a Unidade Básica de Saúde atendem nos locais escolhidos pela comunidade, desde que, sejam preconizado pelo Ministério da Saúde. Sobre o posto do setor São Miguel, a prefeitura afirmou que ainda está em reforma e não deu uma data para ser concluída.

(Do G1, TO)

Fazer um comentario


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0