Celtins alerta para cuidados com a rede elétrica

Celtins alerta para cuidados com a rede elétrica




Podas de árvores, construção civil e brincadeiras com pipa ainda provocam acidentes graves entre a população

A falta de cuidados com a rede elétrica durante situações rotineiras tem gerado acidentes graves. Na maioria das situações, obras da construção civil, poda irregular de árvores e até mesmo a colheita de frutos são os principais causadores de acidentes.

Conforme orienta o gerente regional da Celtins de Araguaína, Marcelo Camilo, a concessionária dispõe de vários serviços para auxiliar a comunidade nas situações que envolvem a rede elétrica. “Na poda de árvores, por exemplo, se os galhos estiverem muito próximos dos fios, é preciso acionar a Celtins pelo 0800 721 3330. Mas a empresa já tem um calendário próprio com equipes realizando as podas pela cidade”.

Marcelo reforça que somente se a folhagem não estiver próxima da rede o cidadão será responsável pela poda. Na maioria das ocorrências, durante o corte dos galhos, é comum que alguns deles entrem em contato com os fios, gerando a descarga elétrica. “Há casos, ainda, de o próprio cidadão não perceber que a rede está passando por entre as folhas e aí ele acaba encostando e tomando o choque”, completa Marcelo.

Obras

A construção civil também pode provocar acidentes com a rede. “E a manipulação de objetos metálicos próximo dos cabos é o principal causador”, alerta Sérgio Vinícius Guimarães, engenheiro de segurança da Celtins. O uso de andaimes perto da rede também é perigoso. Nestes casos, a Celtins orienta que os responsáveis pela obra entrem em contato com a concessionária caso percebam que a rede elétrica poderá interferir nos trabalhos. “A Celtins avaliará qual a melhor maneira de garantir a segurança dos trabalhadores, se será preciso desligar a rede ou isolar o local”, informa Sérgio.

Zona rural

As propriedades rurais enfrentam com mais frequência a queda de raios, que afeta a rede elétrica. Para proteger os equipamentos e as residências, uma chave no transformador é aberta para evitar a queima de aparelhos e isso interrompe temporariamente o fornecimento de energia elétrica para a região. “Mas ainda é muito comum que os moradores tentem fechar a chave com bambus ou varas para que a energia seja restabelecida. Os acidentes durante estas manobras também são graves”, lembra Camilo.

A orientação da Celtins é que os moradores entrem em contato de imediato com a empresa para solicitar a visita de uma equipe, que fará o religamento com os equipamentos apropriados.

Crianças

E com a chegada da temporada de estiagem e fortes ventos, a brincadeira de soltar pipa também pode trazer preocupações. “É comum o enrosco da linha nos cabos e as crianças sempre tentam recuperar o brinquedo”, comenta o engenheiro de segurança. “O ideal é brincar em áreas abertas, longe da rede elétrica”, finaliza.

(Ricardo Sottero)

Comments are closed.