Novo prédio melhora condições de atendimento na Defensoria Pública em Araguaína

Novo prédio melhora condições de atendimento na Defensoria Pública em Araguaína




O espaço destinado à recepção e espera ganhou amplitude para melhor acomodar os Assistidos, que chegam a superar o número de 100 pessoas por dia em busca de atendimento jurídico realizado em Araguaína por um corpo funcional composto por 12 Defensores Públicos, 14 Analistas Jurídicos, 11 Assistentes de Defensoria, Motoristas, Oficial de Diligências e 18 Estagiários, além dos Gerentes de Núcleo e Analistas Especializados em diversas áreas.Funcionando em novas instalações, a Defensoria Pública em Araguaína dispõe agora de infraestrutura adequada para a prestação jurisdicional e atendimento à população. Nesta sexta-feira, 23, às 18h30, o defensor público geral, Marlon Amorim, fará visita oficial ao novo prédio para conhecer a estrutura.

Ao dispor de mais salas nas novas instalações, a equipe do Núcleo de Conciliação e Mediação foi reorganizada e conta agora com três conciliadores. O objetivo é fortalecer o serviço, que é bastante procurado por apresentar soluções mais rápidas que o ajuizamento de ações.

A mudança de prédio vai ao encontro da crescente demanda pelos serviços gratuitos da Defensoria Pública. Na comarca de Araguaína, em 2010 foram contabilizadas 17.213 atividades, alcançando 40.605 no ano de 2013, dados que incluem atendimentos individuais, ajuizamento de ações, interposições de recursos, atuação dos Membros em audiências e sessões do Tribunal do Júri, entre outras atividades.

A equipe multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais e Psicóloga, reforça o serviço, principalmente realizando visitas domiciliares com o objetivo de embasar os Defensores Públicos nas áreas de atuação, apresentando grande demanda na área da família. Em 2013, foram realizados 1.488 atendimentos pela equipe.

A posse de dois Defensores Substitutos designados para atuar na Região Norte do Estado beneficiou Araguaína, que passou a contar com oito Defensores Públicos atendendo exclusivamente na comarca, sem cumulações que interferem no desenvolvimento dos serviços do gabinete. Os demais, inclusive os novos Membros, auxiliam em seis municípios em que há sede da Defensoria Pública e que fazem parte do Núcleo Regional de Araguaína.

Serviço

O novo prédio fica localizado na Rua Ademar Vicente Ferreira, nº 1321, no centro da cidade de Araguaína, próximo aos Correios. O telefone para informações é 63.3411-7400.

(Keliane Vale)

Comments are closed.