Vias principais da cidade recebem asfalto usinado e microrrevestimento

Vias principais da cidade recebem asfalto usinado e microrrevestimento




Na Filadélfia foram asfaltados mais de 8 km, na João de Sousa Lima mais de 1 km e no eixo que inicia na Avenida Anhanguera serão quase 4 km de asfalto

 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Infraestrutura, já aplicou o asfalto usinado a quente, CBUQ, em um total de quase 13 km em toda a cidade. Somente na Avenida Filadélfia foram 8,1 km, na Avenida Prefeito João de Sousa Lima (Eldorado) foram 1,1 km, e no eixo que inicia na Avenida Anhanguera, no Setor Urbano, serão aplicados a nova capa asfáltica em quase 4 km de extensão da via. Na semana passada foram concluídos os trechos das Avenidas Prefeito João de Sousa Lima e Filadélfia. Nesta segunda, 16, foi iniciado o recapeamento do início da Avenida Anhanguera, nas imediações do Colégio Unipositivo.

Quem passa pelas Avenidas Filadélfia e Prefeito João de Sousa Lima já deve ter notado que muita coisa mudou nas duas principais ruas da cidade. As vias, antes cheias de buracos, deram espaço para o chão preto do asfalto usinado. Em Araguaína, nestes dois pontos, duas frentes de serviço trabalham pesado para concluir o asfaltamento e beneficiar a população que utiliza as vias de grande acesso.

Filadélfia

Na Avenida Filadélfia, do Posto Filadélfia até a Feirinha são 1,4 km de asfalto usinado; da Feirinha até a praça do Posto Ipanema, na 1º de Janeiro, 2,8 km; e da Praça dos Imigrantes, no Setor Coimba, até a ponte do Parque das Águas, antigo Jacuba um total de 3,9 km. Contabilizando os três trechos, a Avenida Filadélfia já recebeu um total de 8,1 km de asfalto usinado a quente.

O senhor Raimundo Nonato Sousa de 55 anos, já vê a diferença. “Araguaína estava precisando dessa recuperação, pois tinha muitos buracos, e o novo asfalto está deixando nossa cidade com o aspecto mais bonito”, observou Sousa. Quem também acompanhava os trabalhos da equipe de perto, no canteiro de obras às margens da Avenida, era o cobrador Cláudio Gomes. “Aqui os buracos acabaram e o asfalto está de excelente qualidade. Os pedestres, motociclistas e motoristas de automóveis já não têm motivos para reclamar”, apontou o cobrador.

João de Sousa Lima

A funcionária pública Leoneide Brito viu o asfalto usinado chegar bem na sua porta, na Avenida Prefeito João de Sousa Lima, no trecho que corta o Setor Eldorado. “A qualidade desse asfalto nem se compara aos anteriores. Sem falar que ele vai facilitar bastante a vida de nós, moradores, além de evitar problemas nos veículos que passam por aqui” enumerou ela os benefícios, comparando o asfalto de antes e o usinado. O trecho a que se refere a funcionária pública é o de 1,1 km de asfalto, que está sendo aplicado naquela Avenida. Na tarde desta sexta-feira, 13, foi concluído o asfaltamento do trecho da via que compreende duas quadras do Setor Eldorado. “O benefício representa conforto, segurança, bem estar e acessibilidade à população de Araguaína”, destacou o secretário de Infraestrutura, Simão Moura Fé.

Eixo

Esta semana uma das frentes de trabalho inicia o serviço de aplicação do asfalto usinado na Avenida Anhanguera. A aplicação do asfalto usinado a quente, CBUQ, será feita pelas equipes do cruzamento com a Avenida Filadélfia, no Setor Urbano, passando pelo Setor Eldorado (Rua Líbano), Setor Tiúba (Rua São Jorge e Félix Filho), Céu Azul (Rua Estrela Dalva e Joinvile), Itaipú (Rua Joinvile) e Vila Ribeiro (Rua Araranguá). O trecho compreende uma extensão de 3,7 km de asfalto que irá beneficiar a população de setores afastados do centro como o Céu Azul, Itaipú, Tiúba e Vila Ribeiro.

O trabalho será finalizado com microrrevestimento asfáltico na Rua das Malvas, no perímetro que passa na Vila Ribeiro e no Setor Tocantins, próximo ao Supermercado Meio a Meio. O microrrevestimento consiste na retirada da camada asfáltica superficial, e, a partir das misturas em usinas móveis especiais, as aplicações são utilizadas para alinhar as deformações da pista. Ao todo serão 841 metros de pavimentação asfáltica, que já foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 16, na Avenida Anhanguera, nas imediações do Colégio Unipositivo. “Desde o início da gestão, em 2013, iniciamos um planejamento das obras que seriam realizadas na cidade. A ideia para a pavimentação foi o atendimento inicial aos serviços públicos de maior fluxo, como linha de ônibus, acesso aos hospitais e escolas”, finalizou Moura Fé.

(Créditos/Foto: Leila Mel)

Comments are closed.