Prefeitura capacita Enfermeiros para prevenção do Câncer

Prefeitura capacita Enfermeiros para prevenção do Câncer




Na atualização os profissionais da enfermagem padronizaram a assistência oferecida ao público feminino, de acordo com as normativas do Ministério da Saúde

 

A Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu junto aos Enfermeiros da rede pública municipal uma atualização em serviço para o atendimento no Programa de Prevenção do Câncer do Colo de Útero e de Mama. O objetivo foi melhorar a qualidade do atendimento, reduzir o número de mortes por causa dos dois tipos de cânceres e proporcionar qualidade de vida às mulheres.

A atualização foi dividida em duas partes: a teórica, que aconteceu no dia 19 de maio, e a prática, realizada nas Unidades Básicas de Saúde, no período de 26 de maio a 13 de junho. Durante a capacitação, foram avaliadas e discutidas as técnicas utilizadas por cada profissional, para exame clínico das mamas e para coleta de citologia oncótica, popularmente conhecido como “preventivo” ou “exame de Papanicolau”. A atualização foi necessária para padronizar a assistência ao público feminino, conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde.

Comments are closed.