No DF, Araguaína discute Plano Nacional de Educação

No DF, Araguaína discute Plano Nacional de Educação

O objetivo do encontro é adequar a elaboração dos planos de educação, em consonância com a Lei nº 13.005/2014, lei do PNE. Durante o evento, secretário de Educação de Araguaína foi escolhido como avaliador executivo dos Planos Municipais de Educação dos 139 municípios do Tocantins

 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Educação esteve presente na solenidade de lançamento do Portal do Plano Nacional de Educação (PNE), Planejando a Próxima Década, realizado nesta segunda-feira, 04, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). O secretário de Educação, professor Jocirley de Oliveira é o representante do município junto ao evento organizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que contou com a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, além de secretários do MEC e de representantes de entidades ligadas à área educacional.

O site foi idealizado com objetivo de fornecer aos gestores públicos, material de apoio que auxilie na elaboração dos planos estaduais e municipais. Nele é possível consultar dados dos municípios e estados e acessar sugestões personalizadas de trajetórias para o cumprimento das metas. O portal dá subsídios técnicos para a construção dos 5.570 planos municipais de educação, bem como ser uma ferramenta para que a sociedade acompanhe a situação de Estados e municípios em relação à meta nacional.

Formação

Após o encontro, Avaliadores Educacionais de todo o país que acompanham a elaboração dos Planos Municipais e Estaduais de Educação, participam de 4 a 6 de agosto da 3ª Oficina de Formação, a fim de fortalecer o trabalho de adequação ou elaboração dos seus planos de educação em consonância com o Plano Nacional de Educação – Lei n° 13.005/2014, que estabelece para os próximos dez anos 20 metas e indicadores para melhoria da qualidade educacional no país. O representante do município no evento, secretário de Educação, professor Oliveira, foi escolhido como avaliador executivo dos Planos Municipais de Educação dos 139 municípios do Tocantins. “Pra mim será um grande desafio, uma vez que cada município tocantinense tem uma realidade diferente na Educação e poder auxiliá-los na construção de um plano de educação que promova o crescimento cultural das crianças e adolescentes será nosso maior objetivo” declarou o secretário.

(Foto: Divulgação/SEMED)

Comments are closed.