SENAI Tocantins intensifica treinamentos para Olimpíada do Conhecimento

SENAI Tocantins intensifica treinamentos para Olimpíada do Conhecimento

Etapa nacional acontece do dia 1º ao dia 7 de setembro em Belo Horizonte – Minas Gerais

 

Há menos de 15 dias para o início da Olimpíada do Conhecimento, que é considerado o maior torneio de Educação Profissional da América Latina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Tocantins) tem intensificado o treinamento dos competidores tocantinenses.

A etapa nacional acontece do dia 1º ao dia 7 de setembro em Belo Horizonte (MG) e reúne mais de 800 competidores em 80 ocupações profissionais. O SENAI Tocantins estará presente no evento com 19 competidores. Participam da comitiva também um aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

“A Olimpíada é uma grande vitrine da educação profissional. Nela, o SENAI tem a oportunidade de mostrar todas as suas áreas de atuação e também o perfil do aluno que nós formamos em nossas escolas ”, afirmou a gerente de Educação Profissional do SENAI Tocantins, Dini Ribeiro.

No Centro de Educação e Tecnologia (CETEC), em Araguaína, 14 competidores treinam oito horas por dia desenvolvendo as competências e habilidades necessárias para a realização das provas. Em Palmas, três competidores treinam na Escola da Construção Civil. Já em Gurupi, outros dois participantes se preparam no Centro Integrado de Atividades do Trabalhador (CIAT).

“Estamos conhecendo os participantes da competição no intuito de saber qual o processo de treinamento deles e levantar possíveis dificuldades para fazer orientações e intervenções de forma bem pontual”, disse a psicóloga Elizabeth Felix, que tem acompanhado os competidores durante a preparação.

De acordo com o competidor da ocupação Construção em Dry wall e Gesso, Henrique Junior Bila de Araguaína, os métodos usados pelo professor avaliador tem proporcionado mais conhecimento a ele. “Meu professor é exigente, acompanha cada passo que dou na execução dos projetos. Estamos treinando muito para representar o nosso Estado na nacional” ressaltou o aluno.

Olimpíada do Conhecimento

Os vencedores da Olimpíada do Conhecimento elevam seus estados ao pódio e ao topo do ranking brasileiro de formação profissional e tecnológica. Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os primeiros colocados ganham certificado de excelência, e devem representar o Brasil no WorldSkills Competition, competição internacional de Educação Profissional.

(Marciana Costa e Marcelo Horst)

Comments are closed.