Prefeitura comemora Dia da Árvore com plantio de mudas em Araguaína

Prefeitura comemora Dia da Árvore com plantio de mudas em Araguaína




A nova paisagem do Lago Azul será composta por espécies nativas, como buriti, ingá, açaí, bacaba, entre outras

Como forma de contribuir com a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, em parceria com as Secretarias Municipal da Educação, Infraestrutura e Saúde, realiza nesta terça-feira, 23, às 07h30, o plantio de mais de 200 mudas de árvores de espécies nativas do cerrado, como buriti, ingá, açaí e bacaba. A programação especial, que conta com a participação de empresas parceiras e a população local, celebra o Dia da Árvore, comemorado no último domingo, 21 de setembro.

A ação faz parte do projeto ‘Lago mais azul, eu faço parte’, que contempla atividades de conscientização socioambiental com o objetivo de promover a revitalização do Lago Azul. As mudas foram fornecidas pelo centro de reabilitação de usuário de drogas, localizado no viveiro de plantas do município. Uma equipe do viveiro também fará o acompanhamento técnico e dará orientações a respeito de insumos necessários para o bom desenvolvimento das árvores. A Secretaria da Infraestrutura disponibilizou uma equipe nesta segunda, 22, para fazer as covas da arborização.

O local do plantio fica em uma Área de Preservação Permanente (APP) do Lago Azul, na margem esquerda do antigo lago formado pelo Rio Lontra. “Durante todo o projeto de revitalização do lago, devem ser plantadas mais de 5 mil mudas. Neste primeiro momento, iniciaremos numa área que foi degradada pelo fogo”, explicou o secretário do Planejamento, Bruno Rangel, acrescentando que a arborização urbana proporciona benefícios climáticos na composição do meio ambiente e também auxilia na organização do ambiente urbano, embelezando ruas, praças e jardins, melhorando a paisagem da cidade.

Parceiros

Participam da ação alunos da Escola Municipal Manoel Lira e do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, além de parceiros do evento, como membros da Aciara, Gelnex, Associações de Catadores de Lixo, Adapec, Ameama, Apae, Cipra, Diretoria Regional de Ensino, ONG Guardiões da Natureza, Ibama, Litucera, ONG Natura Ativa, Naturatins, Ruraltins, Saneatins, Defesa Civil Municipal e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Palestras

Durante a semana, técnicos da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia realizarão um circuito de palestras nas escolas municipais. A programação inicia quarta, 24, na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, às 15h30, com a palestra ‘Meio Ambiente’, ministrada pelo Coordenador Municipal de Educação Ambiental, Tibério Dias, e pelo presidente da ONG Guardiões da Natureza, Abrão Jorge. No dia seguinte, os palestrantes realizam a mesma palestra, às 09 e às 15 horas, na Escola Municipal Zeca Barros.

Comments are closed.