Prefeitura de Araguaína intensifica limpeza e construção de bocas de lobo

Prefeitura de Araguaína intensifica limpeza e construção de bocas de lobo

Desde o começo deste ano, já foram instaladas 84 novas bocas de lobo e mais de 100 foram limpas em todo o município

Os serviços de limpeza nas bocas de lobo e desobstrução da rede de drenagem estão sendo realizados em toda a cidade, por três frentes de serviço da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Infraestrutura. As avenidas e ruas, como a 1º de Janeiro, Prefeito de Sousa Lima, Getúlio Vargas, Tocantins, Marginal Neblina, Castelo Branco, 13 de Maio e 25 de Dezembro já receberam os serviços da prefeitura, evitando alagamentos no período chuvoso, como acontecia no passado.

Durante os trabalhos, além de retirarem o lixo, as equipes encontraram várias bocas de lobo fechadas, o que dificulta a passagem da água das chuvas e gera riscos de alagamentos.  Na Cônego João Lima, principal avenida comercial de Araguaína, por exemplo, foram encontradas 16  nesta situação.

Nos pontos críticos da cidade, onde a população estava em risco, como nas ruas dos setores Tereza Hilário, Maracanã, Vila Goiás, Vila Santigo e Nova Araguaína, a Prefeitura colocou, até o momento, 84 bocas de lobo simples e duplas, acompanhadas do serviço de drenagem. “Como prezamos pelo serviço de qualidade e responsabilidade, as águas pluviais merecem atenção redobrada”, ressaltou o secretário da Infraestrutura, Simão Moura Fé.

Bocas de Lobo

As bocas de lobo são tampas de proteção dos bueiros por onde escoam as águas da chuva com destino às galerias pluviais. De acordo com o levantamento feito in loco, um dos maiores responsáveis pelos alagamentos nas cidades é o lixo acumulado, que entope bocas de lobo e canalizações. Além disso, ainda podem causar doenças à população local. Na época de chuva, os entulhos e materiais de construção deixados nas calçadas também provocam o entupimento das bocas de lobo.

“O período da chuva está chegando. É muito importante que as pessoas não joguem lixo nas ruas, não deixem entulhos e materiais de construção nas calçadas ou mesmo nas vias, porque isso dificulta muito o trabalho de limpeza da cidade, entopem as bocas de lobo e ocasionam, principalmente, as enchentes. A contribuição de todos é muito importante. Manter sempre tudo limpo!”, diz o prefeito Ronaldo Dimas, solicitando a compreensão de todos.

Limpeza

Para a limpeza das vias da cidade, a prefeitura conta com 42 coletores, 104 varredores e um total de 18 motoristas. As equipes trabalham diariamente em duas frentes, das 7h às 15h20 e das 18h às 02h. Com os serviços de pavimentação primária, os caminhões começaram a ter acesso a lugares antes intrafegáveis e, consequentemente, a coleta de lixo passou de 98 toneladas em 2013, para 140 toneladas este ano, um aumento de 42%. “O serviço está em andamento e contamos agora com a colaboração da população em deixar nossa Araguaína cada vez mais limpa”, finaliza Moura Fé.

Comments are closed.