Transporte público complementar começa a operar em 90 dias

Transporte público complementar começa a operar em 90 dias




Assinatura do Contrato de Permissão foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17, entre a Prefeitura de Araguaína e a Cooperlota. Serão nove linhas complementares, com 45 veículos à disposição dos usuários

 

Mais um passo foi dado para melhorar e reestruturar o transporte coletivo urbano de Araguaína. O prefeito Ronaldo Dimas, o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, e o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota), David Pereira, assinaram na manhã desta sexta-feira, dia 17, o Contrato de Permissão nº 01/2014.

O prefeito Ronaldo Dimas lembrou que este foi um dos compromissos de campanha e que está sendo concretizado, sempre reforçando que a atual gestão trabalha intensamente para que a população seja a maior beneficiada na prestação de serviços em todas as áreas. “Estamos mudando a história do transporte coletivo urbano de Araguaína”, declarou Dimas.

Ainda segundo o prefeito, a atual gestão vem melhorando a infraestrutura das vias públicas de Araguaína, para dar trafegabilidade tanto aos veículos particulares como também para o transporte coletivo. Além disso, o Município já está preparando a licitação para as lombadas eletrônicas e também para a instalação da Zona Azul e Verde em Araguaína.

O presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, informou que até o primeiro semestre do próximo ano, estarão nas ruas da cidade mais 20 novos agentes de trânsito que vão ajudar na fiscalização tanto no serviço de transporte coletivo urbano como outras demandas relativos ao trânsito da cidade. Sobre o transporte complementar, Fidalgo esclareceu que as linhas poderão ser aumentadas, dependendo de como desenvolverá o serviço das linhas que estão sendo implantadas neste primeiro momento.

Cooperados

Um dos cooperados, Sidney Barbosa Ribeiro, comentou sobre o trabalho que vão desenvolver em benefício da comunidade dentro da prestação de serviço nesse tipo de transporte. “Hoje estamos concretizando mais um passo da vitória que almejamos. É o maior presente para a população. Estamos assinando um contrato, onde vamos prestar um serviço para a população e vamos fazer um excelente trabalho para honrar a nossa categoria”, disse Ribeiro.

O presidente da Cooperlota, David Pereira, explicou que a Cooperativa já está trabalhando para que os serviços desse sistema de transporte público comecem o mais rápido possível. Logo após a licitação, a Cooperlota começou a montagem da garagem e também a compra da frota de veículos que servirá para as nove linhas iniciais deste sistema. “O diferencial será, principalmente, a qualidade da prestação de serviço, o trabalho direto com o usuário do serviço, onde o motorista é o dono do veículo e está preocupado com a qualidade da prestação de serviço”, destacou Pereira.

Inicialmente, serão nove linhas de transporte complementar, com uma frota de 45 veículos, mais cinco carros de reserva.

Implementação

Após a assinatura do contrato, a permissionária terá o prazo de até 90 dias para operacionalizar o serviço e colocar os veículos em circulação. O prazo de vigência do contrato de permissão será de sete anos, podendo ser prorrogável por igual período, com base no interesse público.

Após a implantação do Sistema de Transporte Público Complementar, a população de Araguaína passará a contar com outras nove linhas urbanas e duas linhas rurais, cuja tarifa não excederá R$2,35 por trecho. Esse novo sistema irá melhorar a eficiência do serviço no município, combater a ação dos motoristas clandestinos e gerar emprego e renda aos cooperados. As novas rotas serão executadas sob o planejamento, direção, coordenação, controle e fiscalização da AMTT.

Novas Linhas

1- Faculdades (ITPAC, Senai, FACDO, IFTO, UFT/Cimba e UFT/Veterinária) ao Setor Monte Sinai

2- Residencial Costa Esmeralda ao Setor Patrocínio

3- Setor Xixebal ao Maracanã

4- Setor Couto ao Setor Vitória

5- Jardim dos Ipês ao Bairro JK

6-  Araguaína Sul ao Tereza Hilário

7- Hospitais à Vila Azul

8- Jardim Belo à Rodoviária

9- Povoado Novo Horizonte até o Detran

(Foto: Leila Mel)

Comments are closed.