Bibliotecas Itinerantes possibilitam uma viagem ao mundo da leitura

Bibliotecas Itinerantes possibilitam uma viagem ao mundo da leitura




As Escolas Municipais Francisco Bueno de Freitas, no Setor Maracanã, e São Vicente de Paulo, no Araguaína Sul, recebem as unidades em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quarta-feira, 29

 

Quem gosta de leitura terá um incentivo a mais no Dia Nacional do Livro. É que a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, irá expor nesta quarta-feira, 29, mais de 4 mil títulos com histórias da literatura infanto-juvenil em duas escolas municipais: a Francisco Bueno de Freitas, no Setor Maracanã, e a São Vicente de Paulo, no Araguaína Sul. Durante todo o dia do projeto, a comunidade poderá fazer empréstimos de livros gratuitamente.

As bibliotecas funcionam embaixo de tendas e sobre as mesas ficam as obras à disposição da população. Cada unidade possui mais de 2 mil livros. O projeto tem como objetivo resgatar o hábito da leitura no cotidiano das comunidades contempladas, incentivar a cultura e favorecer o conhecimento oportunizando a leitura em ambientes públicos. Vale lembrar que a Praça das Nações foi a primeira a receber o projeto.

Para o secretário municipal de Educação, Jocirley de Oliveira, a iniciativa pretende democratizar o acesso à leitura, aguçando o imaginário do leitor da primeira infância à literatura com histórias divertidas e fantásticas, que abrem os caminhos para o conhecimento. “O hábito da leitura não é desenvolvido por todos e as bibliotecas itinerantes tem o caráter de oportunizar uma viagem ao mundo da leitura e ao universo das palavras, melhorando, consequentemente, a prática da leitura e a produção escrita”, destacou Oliveira, ressaltando que o projeto acontecerá também em outros pontos estratégicos da cidade.

Biblioteca

Além das Bibliotecas Móveis, a Biblioteca Municipal de Araguaína está sempre aberta à população da 07 às 22 horas, com um acervo de 4.500 livros. O ambiente conta com “Espaço de Leitura” e “Laboratório de Pesquisa”, que contabiliza 38 computadores interligados à internet. De acordo com a coordenadora da unidade, Rose Mazzuco, um total de 20 servidores atendem, nos três períodos do dia, uma médica de 600 pessoas mensalmente, que, geralmente, procuram a Biblioteca Pública para estudar para pré-vestibular, OAB e concursos públicos.

Serviço

A Escola Municipal São Vicente de Paulo está localizada na Rua das Parreiras, s/n, no Setor Araguaína Sul, próximo ao IFTO.

A Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas está localizada na Rua Perdiz, n° 195, no Setor Maracanã.   

(Foto: Abdon Barbosa)

Comments are closed.