Cemitério São Lázaro prepara-se para receber cerca de 60 mil pessoas

Cemitério São Lázaro prepara-se para receber cerca de 60 mil pessoas

As melhorias envolvem roçagem, poda de árvores, jardinagem e melhorias na iluminação em preparação para o Dia de Finados

 

Faltando menos de três dias para o Dia de Finados, iniciou uma operação de limpeza no Cemitério Municipal São Lázaro em preparação ao Dia de Finados, lembrado neste domingo, 2 de novembro. Já nos retoques finais, a operação de limpeza envolve serviços de roçagem, poda de árvores, jardinagem, pequenas reformas, varrição e melhoramento de iluminação realizados pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC).

Cerca de 60 mil parentes e amigos devem visitar o cemitério neste fim de semana para levar flores e orar pelos entes queridos. Segundo a FUNAMC, cerca de 40 funcionários atuam diretamente nos serviços e estão capacitados quanto à prevenção a incêndios causados por velas, limpeza, coleta de lixo, controle da portaria e atendimento emergencial. A presidente da FUNAMC, Cleide Melo, orienta que os visitantes retirem os vasos de plantas e flores no prazo máximo de 30 dias para evitar a disseminação do mosquito da dengue, devido ao período chuvoso e acúmulo de água nos recipientes.

Programação

Para as homenagens no cemitério público, haverá horários pré-estabelecidos para os visitantes. Para o Dia de Finados, o cemitério estará aberto já neste sábado, 1º de Novembro, das 8h ao meio-dia, e segue até Dia de Finados, domingo, 2, das 7 às 18 horas.

Além das homenagens aos entes queridos, a Igreja Católica também realizará missas e cultos religiosos a cada quatro horas. Para os rituais cristãos, além de reestruturar o local e adquirir novos materiais, a prefeitura disponibilizou sete banheiros químicos, cinco tendas, centenas de cadeiras, som e servirá água para receber os fiéis. “É importante que a prefeitura dê esse suporte, pois muitas famílias estarão ali. Queremos proporcionar um atendimento cada vez melhor aos nossos visitantes, com segurança, tranquilidade e conforto”, destacou a presidente da FUNAMC, Cleide Melo. 

Apoio

O único cemitério público de Araguaína existe há mais de 58 anos e segundo os registros da FUNAMC há pelo menos 35 mil corpos sepultados. A ação do Dia de Finados conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, que, no domingo, também, disponibilizará duas equipe multiprofissionais, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que realizará atendimentos de emergência aos visitantes, caso haja necessidade. 

Melhorias

Com o apoio da Secretaria da Infraestrutura, foram construídas 500 metros de novas calçadas, na parte externa e interna, e foram feitos reparos no muro, como pintura e recuperação de blocos. Há alguns meses, a infraestrutura ao redor do cemitério também passou por melhorias. Foi o caso da Rua Rio Lontra, onde parte da rua recebeu os trabalhos de aplicação de CBUQ, execução de bocas de lobo e construção de meios-fios e guias de sarjetas. Além desta rua, a principal via de acesso que fica na frente do cemitério, a Belo Horizonte, recebeu os serviços de reconstrução. A Belo Horizonte é utilizada para comercialização de produtos, como vasos de flores e velas.

(Foto: Leila Mel)

Comments are closed.