FACIT: Oito palestras marcam o primeiro dia da JONT

FACIT: Oito palestras marcam o primeiro dia da JONT




Uma imersão no conhecimento com trocas de experiências e muita motivação, assim foi o primeiro dia da Jornada Odontológica do Norte do Tocantins em Araguaína

Evento promovido pelos acadêmicos de Odontologia da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins a JONT se tornou em uma grande oportunidade aqueles que buscam conhecer mais sobre técnicas, teorias e vivências. Com um público diversificado, a JONT já superou as expectativas dos organizadores.

Odontologia Hospitalar

Incentivada pela FACIT, a I JONT teve suas atividades iniciadas com a palestra da professora doutora Fernanda Villibor Xavier  com o tema Odontologia Hospitalar.

Respeitada no mercado por sua atuação no Hospital de Doenças Tropicais e como pesquisadora, a professora doutora Fernanda Villibor Xavier falou da importância do odontólogo no ambiente hospitalar, os cuidados com o paciente e a necessidade de um atendimento especial.

A professora doutora contou ainda sobre os casos de preconceitos que os pacientes portadores do vírus HIV sofrem, precisando assim, de um olhar diferenciado. “A cada dia o dentista deve conscientizar-se que ele trata gente e não apenas dente. A pessoa é única e importante à família e para aqueles que a amam. Precisamos ter respeito e amor”, professora doutora Fernanda Villibor Xavier.

Segundo a professora o cirurgião dentista deve compreender todas as áreas da profissão, sem restringir-se apenas a sua especialidade.

Educação em Saúde

Porta de entrada do cidadão ao Sistema Único de Saúde, a Atenção Básica é responsável pela orientação sobre os cuidados com a saúde bucal. Para tratar deste tema, a JONT convidou a professora especialista Garithuzy Macedo, que abordou a Educação em Saúde na Atenção Básica.

Segundo a professora especialista Garithuzy Macedo,  é necessário ver a Atenção Básica como pilar do tratamento odontológico, uma vez que a maioria dos cidadãos buscam atendimento por meio deste serviço público. “A educação em saúde é o primeiro passo para solucionar vários problemas da saúde pública”, professora especialista Garithuzy Macedo.

O cuidado do cirurgião dentista e seu compromisso com o SUS também foi alertado pela professora especialista Garithuzy Macedo, que comentou já estar preparando os acadêmicos de Odontologia da FACIT a atuarem  de forma humanizada, promovendo uma saúde com qualidade. “Além de ser único, cada um vive em um contexto diferente que deve ser considerado no planejamento das ações de educação em saúde bucal”, professora especialista Garithuzy Macedo.

Complicações endodônticas

Pesquisadora dedicada e compromissada com o desenvolvimento da Odontologia, a professora doutora Yamba Carla Lara Pereira falou sobre as complicações endodônticas frente ao LPS bacteriano de um jeito simples. Com uma didática leve, na qual os participantes foram envolvidos e cativados, a professora doutora compartilhou suas vivências em consultório e nas pesquisas associando conduta clínica ao conhecimento científico.

Conforme a professora doutora Yamba Carla Lara Pereira o cirurgião dentista deve buscar soluções para seus casos clínicos não apenas nos erros e acertos e sim na troca de vivências que acontecem nos eventos. Para a professora doutora ações como a JONT fortalecem a Odontologia. “A troca de experiências e vivências durante esses eventos acadêmicos fortalecem a odontologia e enriquecem as práticas cotidianas”, professora doutora Yamba Carla.

JONT

A JONT está acontecendo na sede da FACIT e seu encerramento será amanhã, 31 de outubro, às 22 horas. Nesta quinta-feira, 30, várias palestras e cursos estão sendo oferecidos com destaque para Fotografia odontológica: importância e dicas para o dia a dia e Odontologia Estética.

Comments are closed.