Ações do Novembro Azul movimentam pessoas em Araguaína

Ações do Novembro Azul movimentam pessoas em Araguaína

Palestras educativas, exames e também atividades físicas fizeram parte das ações realizadas pela Prefeitura de Araguaína no último fim de semana 

Dois dias voltados para a saúde, conscientizando e promovendo atividades físicas para os araguainenses. Esta foi a abertura oficial da programação do Novembro Azul em Araguaína, realizada nos últimos dias 7 e 8 de novembro, na Praça das Bandeiras e Praça das Nações. A comunidade participou ativamente de toda a programação, promovida pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde.

Na sexta-feira, 7, às 16 horas, centenas de pessoas participaram da caminhada que marcou o encerramento da Campanha Outubro Rosa para o início das ações da Campanha Novembro Azul. Do Posto Neblina até a Praça das Bandeiras, foram distribuídos panfletos e feitas conscientizações sobre prevenções. Ao final, apresentações de dança, como zumba, religiosas e artísticas, como o coral espírita e a Banda da Polícia Militar.

No sábado, dia 8, foram promovidas ações de combate ao câncer de próstata e mama, além de exames de sangue (PSA), Papanicolau, aferição de pressão, glicemia, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, palestras educativas e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

O aposentado Raimundo Antônio da Silva, de 65 anos, não fazia o exame há mais de 10 anos e, com a ação, resolveu dar um basta na dúvida. “Eu ia passando pela praça e vi o movimento e resolvi parar. Fiquei muito feliz em saber que era esse exame, há muito queria fazer”, declarou.

A dona de casa Eliete Maria, de 42 anos, também aproveitou o momento e quis reafirmar os autoexames, como prevenção ao câncer de mama. “Eu faço em casa, mas ter a certeza de que tudo está bem é gratificante. Com essas coisas não se brinca”, comentou.

Segundo a diretoria de Atenção Básica, os resultados do exame PSA sairão a partir do dia 20 de novembro, nas unidades básicas de saúde, onde os usuários são atendidos. Ainda de acordo com a diretoria, no sábado foram realizados 166 exames de PSA. Durante todo o mês, as atividades relativas ao Novembro Azul continuam nas UBS de Araguaína.

 

Programação

Novembro

Dia 10 – José Ronaldo Pereira da Costa (Setor Dom Orione);

Dia 11- UBS Setor Barros (Setor Barros);

Dia 12 – UBS Manoel dos Reis Lima (Setor Jardim das Flores);

Dia 13 – UBS Couto Magalhães;

Dia 19 – UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã); UBS Albeny Soares de Paula (Setor Noroeste);

Dia 20 – UBS Bairro de Fátima (Bairro de Fátima); UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João);

Dia 24 – UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba);  UBS Palmeiras do Norte (São Miguel);

Dia 25 – UBS Ponte; UBS Araguaína Sul;

Dia 26- UBS José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito); e UBS Nova Araguaína;

Dia 27 – UBS Dr. Francisco (Vila Aliança).

(Foto: Leila Mel/Ascom)

Comments are closed.