Programação dos 56 anos de Araguaína inicia nesta quinta-feira, 13

Programação dos 56 anos de Araguaína inicia nesta quinta-feira, 13

A inauguração da Praça do Esporte e Cultura e a entrega de 80 km de pavimentação fazem parte das comemorações, além de matinê e shows artísticos regionais

 

A programação dos 56 anos de Araguaína contará com dois dias de eventos. No dia 13, durante todo o dia, serão realizadas ações do Projeto Lago Mais Azul, inauguradas obras de pavimentação, ação social e saúde, além da entrega de maquinários e implementos. No dia 14, dia do aniversário da cidade, às 9h, acontecerá campeonato de skate, no Setor Araguaína Sul, e a partir das 15h matinês e apresentações musicais com artistas regionais, no Parque das Águas.

“Estamos inaugurando obras importantes para a cidade, de grande relevância social. Além dos centros de referências, a Praça do Esporte e Cultura beneficiará a comunidade do Araguaína Sul e toda a população com a única pista de skate pública de Araguaína, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, parquinho infantil e pista de caminhada”, falou o prefeito Ronaldo Dimas, durante coletiva à imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 11.

O secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira, também destacou a importância social do novo espaço. “A praça contará futuramente com o CRAS, auditório, biblioteca, cineteatro, sala para oficinas e telecentro”, adiantou o secretário.

Abaixo, segue a programação na íntegra:

Dia 13

8h – 5ª etapa do Projeto Lago Mais Azul (Lago Sul) – Os alunos do Centro de Ensino Médio Paulo Freire e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araguaína (Apae) fazem o plantio de 300 mudas de espécies nativas do cerrado e participam de concurso de desenho promovido pela Organizações não governamentais (Ong) Guardiões da Natureza, durante as ações do Projeto “Lago Mais Azul, Eu Faço Parte”. O projeto acontece em uma área de degradação ambiental às margens do Rio Lontra.

9h – Inauguração da UBS Juscelino Kubitschek (Bairro JK) – com a inauguração, a UBS passa a ocupar um imóvel amplo (341,89m²), moderno e com ambiente humanizado. A infraestrutura conta com consultórios médicos, odontológico e de enfermagem, farmácia, salas de espera, recepção, esterilização, sala de procedimentos, vacina, copa, almoxarifado, expurgo, banheiros, auditório e depósito para materiais de limpeza. A capacidade é de mil atendimentos mensais, nas áreas de odontologia, enfermagem e medicina. Na oportunidade, serão entregues à Secretaria Municipal da Saúde seis novos carros e três caminhonetes. A unidade fica na Rua Almirante Tamandaré, esquina com Av. Lontra.

10h – Entrega de Máquinas do Projeto Patrulha Mecanizada (Avenida Filadélfia) – Através do programa “Trator na Roça”, a Prefeitura de Araguaína fez a aquisição de Patrulha Rural Mecanizada. A partir de agora, 4 tratores agrícolas 4×4, 1 escavadeira hidráulica sobre esteiras, 1 caminhão tipo cavalo com prancha carrega-tudo, 1 retroescavadeira 4×4 e equipamentos, adquiridos com recursos do governo federal e municipal, estão disponíveis para auxiliar  as pequenas propriedades rurais bem como auxiliar a Prefeitura nas obras de infraestrutura urbana e estradas vicinais.

10h30 – Entrega de 80 km de pavimentação em Araguaína (Bairro São João) – Várias ruas da cidade receberam o Asfalto Usinado a Quente (CBUQ), o Tratamento Superficial Duplo (TSD) e Revestimento Duplo a Frio (RDF), totalizando mais de 80 km de nova pavimentação. O Centro da cidade, os bairros São João, Nova Araguaína e Vila Goiás são alguns dos vários bairros cuja população foi beneficiada com a reconstrução da malha viária. A entrega simbólica acontecerá no Bairro São João.

11h – Inauguração do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CRAS I (Setor Novo Horizonte) – O Centro de Convivência contará com atividades de capoeira, balé, teatro, música e reunião de grupo de idosos, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento, autonomia, qualidade de vida e criar laços afetivos entre os participantes. Além do Povoado Novo Horizonte, o centro atende também crianças do Povoado Barra da Grota.

14h – Inauguração do Centro de Geração de Renda (Setor Alaska) – O espaço oferta capacitação profissional para auxiliar na geração de novos empregos e oportunizar mais renda às famílias da cidade, através de cursos como Corte e Costura, Bordado, Pintura e, futuramente, Panificação. O público-alvo são pessoas atendidas pelo Conselho de Referência em Assistência Social (CRAS), em vulnerabilidade social e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O Centro de Geração de Renda está localizado na Rua Sul, n° 96, esquina com a Rua Dom Bosco, no Setor Alasca.

14h30 – Inauguração do Centro-Dia de Referência da Pessoa com Deficiência (Setor Noroeste) – O Centro-Dia da Pessoa com Deficiência de Araguaína é o primeiro do Estado e pretende estimular a superação de barreiras da dependência, contribuir com a família evitando sobrecarga e gerar autonomia. Com recursos federais, o público-alvo são pessoas com qualquer tipo de deficiência de Araguaína que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que necessitam de apoio para levar a vida da forma mais independente. O Centro-Dia está localizado na Rua Ademar Vicente Ferreira, n° 514, Setor Noroeste, telefone: 3415-1305.

15h – Inauguração do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CRAS III (Residencial Costa Esmeralda) – Com recursos federais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, extensão do CRAS III, vai oferecer atividades socioeducativas a mais de mil famílias em vulnerabilidade social. No local, serão ofertados cursos do Pronatec e aulas de capoeira, dança e violão. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) está localizado na Av. Adolfo Junio, s/n, ao lado da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda.

16h – Inauguração da Praça do Esporte e da Cultura | Entrega de títulos do Programa Escritura na Mão | Entrega de 50 skates (Setor Araguaína Sul) – O Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu’s) será um mix de equipamentos públicos de lazer e cultura, na Praça PAC, como ficou conhecida a Praça Iguaçu, localizada no centro do Setor Araguaína Sul. A Prefeitura entregará a primeira pista de skate da cidade, com tablado de concreto e área de obstáculo contendo mureta, rampa fixa e corrimão de metal, além de equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva coberta, parquinho infantil, pista de caminhada, calçadas com bloquetes em concreto, sinalização com piso tátil e bancos de concreto. A praça beneficiará uma média de 1.200 famílias que moram na região. 50 skates serão entregues a alunos campeões dos Jogos da Integração Escolar.

Além da praça, muitas famílias receberão títulos de posse de seus lotes, graças ao Programa “Escritura na Mão”, iniciado pelo Setor Sul.

Dia 14

9h – Campeonato de Skate (Setor Araguaína Sul) – Envolverá skatistas da cidade em uma competição pelas melhores manobras. A premiação será skates e troféus.

15h – Matinê (Parque da Águas) – O evento será animado pela Turminha Mágica com o melhor das músicas infantis e muitas brincadeiras.

19h – Atrações Artísticas Regionais (Parque da Águas) – Para encerrar as comemorações do aniversário da cidade, sobem ao palco vários artistas regionais, como o DJ Edilson, Idma Brito, Mc Tavinho, MC Jheff, Banda Ziriguidum e Rafael Vaz.

Roteiro da programação

Dia 13

8h – 5ª etapa do Projeto Lago Mais Azul (Lago Sul)

9h – Inauguração da UBS Juscelino Kubitschek (Bairro JK)

10h – Entrega de Máquinas do Projeto Patrulha Mecanizada (Avenida Filadélfia)

10h30 – Entrega de 80 km de pavimentação em Araguaína (Bairro São João)

11h – Inauguração do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CRAS I (Setor Novo Horizonte)

14h – Inauguração do Centro de Geração de Renda (Setor Alaska)

14h30 – Inauguração do Centro-Dia de Referência da Pessoa com Deficiência (Setor Noroeste)

15h – Inauguração do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CRAS III (Residencial Costa Esmeralda)

16h – Inauguração da Praça do Esporte e da Cultura | Entrega de títulos do Programa Escritura na Mão (Setor Araguaína Sul)  

Dia 14

9h – Campeonato de Skate (Setor Araguaína Sul)

15h – Matinê (Parque da Águas)

19h – Atrações Artísticas Regionais (Parque da Águas)

Comments are closed.