Prefeitura intensifica orientações sobre hepatite A no Costa Esmeralda

Prefeitura intensifica orientações sobre hepatite A no Costa Esmeralda




Além do acompanhamento dos casos confirmados, a Vigilância Epidemiológica intensifica as ações de conscientização no bairro e identifica focos da doença

 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – Superintendência de Vigilância em Saúde/Vigilância Epidemiológica, intensificou as ações de conscientização sobre a hepatite A para os moradores do setor Costa Esmeralda. No bairro, foram confirmados 16 casos da doença e, para melhor orientar a comunidade, serão desenvolvidas ações específicas no local.

Medidas já foram adotadas pela secretaria, como palestras educativas, coleta de amostras de água da rede pública, bebedouro da escola do bairro e nascente de córrego das proximidades, além de orientações dos agentes comunitários de saúde e endemias nas casas.

Após a análise da água coletada, as amostras coletadas na nascente e em piscinas de contenção da água das chuvas, foi constatado contaminação com Escherichia coli,bactéria presente nas fezes. O que aponta focos da doença, visto que uma das formas de transmissão do vírus da hepatite A é via fecal-oral. A nascente e as piscinas de contenção, onde o banho já é proibido, mas são frequentados ilegalmente pelos moradores, receberá novas placas de advertência e os moradores estão sendo informados da contaminação.

Além dessas medidas, a intensificação das ações será realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro. O objetivo é divulgar sinais e sintomas das hepatites, sensibilizar e mobilizar a comunidade do bairro na prevenção e controle de surto. O evento também terá atividades educativas na unidade básica de saúde (UBS); palestras, distribuição de folders informativos na escola.

Dados

De acordo com dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até 5 de novembro desse ano foram notificados 79 casos suspeitos de Hepatite A, sendo positivos 36. Desse número, 16 são de casos confirmados no Costa Esmeralda.

Mas comparando-se com o ano anterior, houve uma redução. Em 2013, foram registrados 42 casos positivos e 128 casos suspeitos em Araguaína.

Hepatite A

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção.

(Foto: Leila Mel/Ascom Araguaína)

Fazer um comentario