Projeto social em Araguaína será piloto para todo o País

Projeto social em Araguaína será piloto para todo o País




Cursos garantirão atividades educativas e profissionalizantes a cerca de 6 mil pessoas contempladas no Programa Casa Para Quem Precisa

 

Ações dos Projetos de Trabalho Técnico Social (PTTS) da Prefeitura de Araguaína serão piloto para outros municípios do país. No último dia 6, no gabinete da Prefeitura, o prefeito Ronaldo Dimas reuniu-se com o secretário nacional Serviço Social da Indústria (SESI), Delcimar Pires Martins, para reafirmarem a parceria e utilizarem o projeto como um exemplo a ser seguido nos municípios brasileiros.

Na reunião, o prefeito Ronaldo Dimas apontou que buscará recursos para a construção de um local para que essas pessoas possam ofertar seus serviços após os cursos. “Não queremos apenas ensinar a pescar, vamos buscar mais recursos para que implantemos o Minha Empresa Minha Vida nessas comunidades. Na próxima semana estaremos em audiência com o ministro das Cidades, Fernando Haddad, e levaremos a proposta”, disse o prefeito.

Além de cursos profissionalizantes, o projeto prevê ainda palestras educativas, oficinas, peças teatrais e ações de mobilização para os beneficiados do Programa Casa Para Quem Precisa. A previsão é que as capacitações semestrais sejam iniciadas já em fevereiro nos residenciais Costa Esmeralda e Construindo Sonhos.

Estiveram também presentes à reunião o superintendente do SESI Tocantins, Charles Alberto Elias, a primeira-dama, Nil Dimas, a secretária do Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro, além de técnicos da Prefeitura. O projeto terá ainda o apoio das secretarias da Cultura, Educação e Saúde.

Cursos
Os cursos terão carga horária de até 180 horas, acontecerão nos residenciais e no SESI e levarão aos participantes benefícios significativos, como proporcionar a geração de renda e emprego. O diferencial é que os próprios beneficiários têm a possibilidade de escolher quais cursos de capacitação querem para sua comunidade e participem sugerindo conforme suas necessidades urgentes.

As famílias que irão habitar no Residencial Lago Azul e no residencial próximo ao Setor Barros, que estão sendo construídos, também serão beneficiadas com os cursos. Os projetos para os novos empreendimentos já estão em construção.

Atualmente, Araguaína também é uma referência nacional quando o assunto é moradia popular. É a cidade tocantinense com o maior número de casas contratadas: 2.204 entregues e 4.406 em construção.

Confira os cursos que serão oferecidos às comunidades:

Costa Esmeralda

– Assentador de Cerâmica;

– Assistente Administrativo;

– Associativismo e Cooperativismo;

– Auxiliar de Recursos Humanos;

– Formação de Líderes Comunitários;

– Instalador Hidráulico;

– Mulher Empreendedora;

– Operador de Computador;

– Padeiro;

– Pedreiro;

– Pintor;

– Secretariado.

Construindo Sonhos

– Assentador de Cerâmica;

– Formação de Líderes Comunitários;

– Mulher Empreendedora;

– Noções Básicas de Secretariado;

– Padeiro;

– Pedreiro;

– Pintor.

(Thatiane Cunha/Foto: Leila Mel)

Fazer um comentario