Energisa alerta foliões e comerciantes para um carnaval seguro

Energisa alerta foliões e comerciantes para um carnaval seguro

O festejo carnavalesco é uma das festas populares mais comemoradas do país. Mas, é preciso lembrar sempre da segurança durante as festividades, por isso a Energisa alerta foliões e comerciantes para os cuidados que devem ser tomados com o uso da eletricidade durante o carnaval. A intenção é prevenir acidentes com carros alegóricos, fogos de artifício, sobrecarga em equipamentos de som e iluminação e com o uso da energia elétrica em geral. Confira as principais dicas:

–  Fique atento à altura do trio elétrico. Evite trafegar debaixo da rede elétrica, pois a altura dos veículos ou das pessoas em cima deles pode ser maior que a dos fios;

–  Não direcione jato de água ou espuma para a rede elétrica;

–  Não ligue aparelhos elétricos próximos a duchas ou piscinas;

–  Não faça ligação clandestina para iluminar barraca ou aumentar a iluminação das ruas;

–  Não solte fogos de artifício próximo à rede. Além de romper os cabos elétricos, podem causar queimaduras graves;

–  Não utilize materiais condutores de eletricidade para enfeites, como fitas metalizadas, papel alumínio ou laminado fios de cobre;

–  Não lance serpentinas, confetes ou outros objetos na rede elétrica, sejam metálicos ou não;

–  Não suba em poste e árvores que estejam próximos à rede elétrica;

–  Não faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;

–  Não use extensões ou sobrecarregue uma tomada ligando vários equipamentos ao mesmo tempo;

– Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica informe a Energisa imediatamente pelo número 0800 721 3330;

 Ligação provisória

Quem precisar de energia elétrica só durante o carnaval, para comércio ou qualquer outra atividade, deve pedir uma ligação provisória. Este tipo de ligação é utilizada para uso de energia elétrica por tempo determinado, como em circos, shows, temporada de praia e carnaval. O pedido de ligação pode ser feito nas agências de atendimento com apresentação dos documentos pessoais, declaração de carga e a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, assinada por um profissional do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Os pedidos são atendidos em até cinco dias úteis e a ligação pode durar até 90 dias. Em alguns casos pode ser necessária adequação da rede, então a Energisa orienta que os interessados façam o pedido com no mínimo 15 dias de antecedência.

Atendimento

As Agências de Atendimento estarão fechadas durante a segunda e terça-feira de carnaval, abrindo na quarta-feira a partir do meio-dia. O CAC – Centro de Atendimento ao Consumidor funcionará normalmente no feriado de carnaval, assim como o trabalho de manutenção do sistema elétrico e atendimento de emergência. Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica informe a Energisa pelo telefone 0800 721 3330.

Fazer um comentario