Por que fazer concurso público?

Por que fazer concurso público?




Já tivemos tempos mais suaves para quem deseja iniciar o projeto de se tornar um servidor público. As notícias de contenção de despesas na União e em diversos estados (afetando também municípios) podem assustar um pouco. O lado bom disso é alertar os interessados para a realidade de que concurso público não é sinônimo de emprego imediato – ao contrário, requer meses de investimento e, em muitos casos, alguns anos.

E por que, então, tanta gente decide fazer concurso?

A verdade é que atingir um bom patamar em qualquer carreira requer investimento. De modo geral, quanto melhores as condições que serão conquistadas, mais tempo e dedicação são necessários. O mesmo acontece com a carreira de servidor público.

A diferença básica é que nas carreiras privadas o profissional ingressa e vai galgando degraus aos poucos, de acordo com o seu desempenho e as oportunidades. Na carreira pública, ocorre quase o inverso: o profissional só ingressa quando atinge determinado patamar de excelência. Até isso acontecer, fica no “zero a zero”. Mas, quando é aprovado, conquista um salário que, via de regra, é bem superior ao pago por cargo similar no mercado privado. E ainda conquista a segurança de saber que não será demitido sem motivo, o que é um bem inestimável diante da incerteza do mercado privado.

Mas há mais algumas características dos concursos públicos que merecem ser destacadas:

Democrático
O concurso público não discrimina sexo, idade, classe social, opção religiosa nem outras características pessoais. O candidato se prepara, faz a prova e, quando aprovado, não será submetido a intermináveis entrevistas subjetivas que podem eliminá-lo.

Pode ser o primeiro emprego
Em geral, não é necessário ter experiência anterior. Assim, deixa de existir a eterna dificuldade enfrentada pelos jovens, quando desejam ingressar no mercado de trabalho.

Pessoas não tão jovens
Por outro lado, também pessoas com alguma idade, que poderiam ter dificuldade de inserção no mercado de trabalho, têm espaço para conquistar um bom emprego, desde que possam se capacitar adequadamente para o concurso.

Não há tempo limite
Comentamos acima que a aprovação leva algum tempo e isso pode incluir algumas reprovações. Mas sempre haverá um novo concurso, uma nova oportunidade. E, depois de conquistada a vaga, isso não tem a menor importância.

Definitivo
A aprovação no concurso público é um marco e possibilita uma mudança consistente na vida do servidor. O novo patamar financeiro e a segurança conquistada abrem um leque de possibilidades de futuro, em todos os aspectos. E para sempre.

(Lia Salgado/G1)

Fazer um comentario