Eduardo defende retorno das aulas na Unitins e assegura emenda visando a consolidação dos campi

Eduardo defende retorno das aulas na Unitins e assegura emenda visando a consolidação dos campi




O deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB) utilizou a tribuna na sessão desta terça-feira, 24, para defender o reinício das aulas nos campi da Unitins em Augustinópolis, Araguatins e Dianópolis. Uma comissão de alunos dos campi do Bico do Papagaio esteve na Assembleia Legislativa reivindicando apoio para que o ano letivo enfim seja iniciado.

Segundo o Parlamentar, não há motivos para que as aulas não tenham sido iniciadas este ano, pois a Universidade foi implantada, aparelhada e os alunos foram admitidos através de vestibular. “A própria reitora já informou aos alunos que não ficaram dívidas da gestão passada, portanto, não há que se falar em falta de recursos, pois mesmo que o orçamento não tenha sido aprovado ainda, o Governo pode destinar os recursos previstos para cada mês”, afirmou.

Eduardo Siqueira apresentou aos deputados, alunos e profissionais da imprensa, um estudo detalhando o histórico de criação dos três campi em discussão e comprovou que os mesmos já vinham sendo discutidos previamente pelo Conselho Curador da Universidade, a criação foi determinada através de Medida Provisória e convertida em Lei com votação unânime da Assembleia Legislativa. “O então governador Siqueira Campos assinou a medida provisória criando os campi da Unitins de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis em 14 de janeiro de 2014, portanto, não há que se falar em ação eleitoreira”, e complementou: “Declarar este ato como uma ação eleitoreira é desrespeitar o trabalho do Conselho Curador da Universidade”, frisou.

O Deputado ressaltou a importância social e econômica do funcionamento da Unitins nos três municípios, que tem atualmente cerca de 1.200 alunos. “Além de ser um instrumento de libertação social daquela população, o funcionamento da Universidade tem contribuído com o incremento da economia local injetando cerca de R$ 1 milhão por mês em aluguéis, bens e serviços e demais atividades”, argumentou Eduardo Siqueira.

Por fim, Eduardo Siqueira conclamou os deputados a unirem esforços para a continuidade dos trabalhos da Universidade também no interior do Estado e fez o compromisso de empenhar emendas próprias para que a atuação desses campi seja fortalecida e a continuidade dos trabalhos assegurada.

(Foto: Clayton Cristus/Dicom/AL )

Fazer um comentario