Plano Municipal de Arborização é implantado em Araguaína

Plano Municipal de Arborização é implantado em Araguaína

A primeira reunião para definir as diretrizes do plano aconteceu nesta terça-feira, 24

Com a mobilização de três secretarias municipais, a Prefeitura de Araguaína iniciou nesta manhã a implantação do Plano Municipal de Arborização. Em reunião realizada na Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia, foi definido que o primeiro setor a ser contemplado é o Bairro São João. Serão realizados cadastramento dos moradores, conscientização na Escola Municipal Simão Lutz e o plantio das árvores.

O Plano Municipal de Arborização será realizado em toda a cidade e tem como objetivo a implantação da política de plantio, preservação, manejo e expansão da arborização da cidade para melhoria da qualidade de vida e equilíbrio ambiental. “A nossa intenção ao criar o projeto foi que a arborização se torne um hábito em nossa cidade”, disse o vereador Luzimar Coelho, autor do projeto que originou a Lei Municipal nº 2874/2013, que cria o plano.

O cadastramento dos moradores acontecerá porta a porta através de formulários em que escolherão os tipos de mudas a serem plantadas em cada casa. A conscientização realizada na Escola Simão Lutz envolverá mais de mil alunos, que receberão orientações e mudas para plantarem em suas casas.  O plantio das árvores nas ruas contará com uma equipe especializada, que também fará o monitoramento das mudas.

Um material educativo com a temática “Adote uma árvore” também será confeccionado.  Além da Secretaria do Meio Ambiente, as secretarias da Educação e da Infraestrutura darão apoio à execução do plano.

A próxima reunião acontecerá no dia 3 de março, às 9h30, na Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia.

(Thatiane Cunha/Foto: Leila Mel)

Fazer um comentario