Comunidade do Costa Esmeralda participa de cursos profissionalizantes gratuitos

Comunidade do Costa Esmeralda participa de cursos profissionalizantes gratuitos




As capacitações de Agente Comunitário de Saúde, Balconista de Farmácia e Manicure têm duração de dois meses

 

Mais de 50 mães e pais de famílias estão tendo a oportunidade de aprender uma nova profissão e garantir uma renda para auxiliar nas despesas de casa. Elas participam dos cursos gratuitos de Agente Comunitário de Saúde, Balconista de Farmácia e Manicure e Pedicure, que são realizados de segunda a sexta-feira, a partir das 14h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e no Galpão, localizados no Residencial Costa Esmeralda.

Os cursos profissionalizantes são ofertados à comunidade através da parceria entre a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A capacitação tem duração de dois meses.

Gardênia de Morais é moradora do Residencial Costa Esmeralda há cerca de um ano. Esta semana ela iniciou o curso de Manicure e Pedicure e ver como uma oportunidade de mudar de vida e crescer. Desempregada há alguns meses e mãe de quatro filhos, ela já pensa em abrir seu próprio negócio e garantir uma renda extra para ajudar no sustento de casa. “Eu tenho cinco irmãs, duas são manicures e três são cabeleireiras. Juntas planejamos abrir nosso salão em sociedade, como forma de ajudar financeiramente no dia a dia”, contou, acrescentando que se sente grata por ter o curso na própria comunidade em que reside.

Diariamente Maria Zélia Machado deixa os afazeres domésticos para seguir para o galpão localizado no centro do novo bairro e adquirir uma nova profissão. Ela está desempregada e vê no curso de Agente Comunitário de Saúde uma oportunidade para ingressar no meio do trabalho e dar um futuro digno para suas duas filhas. “Eu e meu marido trabalhando tudo fica mais fácil. Vou poder ajudar financeiramente dentro de casa e minhas filhas vão nos ver como exemplos de trabalho e dignidade”, destacou a dona de casa.

De acordo com a secretária do Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro, além dos cursos, os alunos recebem o material pedagógico gratuitamente. “Aqui no Costa Esmeralda os moradores têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e profissionalizar-se gerando emprego e renda. Além disso, poderão trabalhar aqui mesmo no bairro”, finalizou.

(Weberson Dias/Foto: Leila Mel)

Fazer um comentario