Drenagem foi tema do Programa “Fala, Prefeito!” desta segunda

Drenagem foi tema do Programa “Fala, Prefeito!” desta segunda




O prefeito Ronaldo Dimas ainda falou sobre a recuperação de nascentes e os bairros que serão asfaltados

 

Durante o Programa de Rádio “Fala, Prefeito!” desta segunda-feira, dia 2, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, destacou os avanços já realizados pela atual gestão nos trabalhos de drenagem em vários pontos da cidade. Um compromisso firmado por Dimas e que vem sendo planejado desde o início de sua gestão. O prefeito falou sobre os setores que receberam e os que vão receber já neste ano a drenagem, além de asfalto.

Perguntas

Dimas respondeu também a uma pergunta do morador Oscar Pereira, do setor Morada do Sol: “Quando será feito o asfalto no bairro?” O prefeito informou que o Morada do Sol receberá asfalto juntamente com outros bairros, como o setor Ana Maria.

“Esses projetos estão em fase final. A contratação das obras já foi feita; os projetos executivos estão em fase final de análise pela Caixa Econômica Federal, que nos auxilia nesses projetos que tem recursos estaduais e recursos do Governo Federal”, informou.

Dimas explicou que no setor tem um problema muito sério, que acontece em diversos outros pontos da cidade, que é a drenagem das águas de chuva. “O Setor Ana Maria, por exemplo, no final dele, há um acúmulo das águas de chuva e isso provocou uma erosão enorme, inclusive uma casa sendo atingida, assoreando as nascentes, chegando areia até o Jacuba”, citou o prefeito.

De acordo com ele, a drenagem é um fator primordial, principalmente em Araguaína que chove demais. “Não basta só a gente fazer a pavimentação bem feita, isso todo mundo está vendo o cuidado que a gente está tendo. Mas é importante também ter uma drenagem bem feita e bem cuidada”, destacou.

Recuperação de nascentes

Além da drenagem nova em diversos bairros, alguns trabalhos foram realizados na recuperação de nascentes na atual gestão, como as nascentes que estão no Raizal, Nova Araguaína, Maracanã, Neblina e Universitário.

PEAD

Ainda segundo o prefeito, já foram realizados quase cinco mil metros de drenagem em vários pontos da cidade com tubos de concretos e outros cinco mil com PEAD. Dimas também explicou sobre as vantagens de se fazer o sistema de drenagem com tubos PEAD – polietileno de alta densidade. “Ele vem em barra de seis metros, é rápido, não precisa ser tão profundo, facilita demais e os encaixes são muito perfeitos, fazendo com que não haja no futuro problemas como às vezes acontece com os tubos de concreto”, explicou.

Os tubos de PEAD serão utilizados nas obras do Parque Cimba, na Via Lago e no Araguaína Sul. “Para se ter uma ideia, a gente estima que os tubos de concreto tenham uma durabilidade de 25 a 30 anos; os outros é o dobro disso, entre 40 e 50 anos, deve durar os tubos de polietileno, sem ter muito problema de manutenção”, informou o prefeito.

Asfalto

Durante o programa de rádio, o prefeito falou sobre os próximos bairros a receberem asfalto este ano. “Nós estamos concluindo o serviço no Nova Araguaína e no Centro. Os serviços estão em andamento, mas devido às chuvas, agora com uma certa lentidão, no setor Araguaína Sul 2, no Itaipu, Palmas, Alto Bonito, e a drenagem”, disse.

Também será feita a drenagem nos setores Maracanã e Universitário. “Os bairros São João, Tereza Hilário, Raizal, Tocantins, Morada do Sol e Ana Maria já estão contratados, além do complemento de todo o Araguaína Sul”, informou o prefeito sobre os setores que vão receber asfalto.

 Finalizando o programa, Dimas também informou que a Vila Goiás está com uma ordem de serviço em andamento, mas falta uma complementação nos serviços de drenagem para a sua finalização. “Os setores Cruzeiro, Jardim das Palmeiras, Jardim Esplanada, Aeroviário, nós já finalizamos todos os estudos, temos os recursos e já foi para Comissão de Licitação. Em breve, essa licitação será realizada e no ano que vem a população será beneficiada”, concluiu o prefeito.

Ouça o programa na íntegra através do link: http://goo.gl/v2c4LM

(Joselita Matos)

Fazer um comentario