Parceiros promovem o ‘Dia D’ da Limpeza para proteção do Lago Azul

Parceiros promovem o ‘Dia D’ da Limpeza para proteção do Lago Azul




A ação visa recolher sacos e garrafas plásticas, latas e todo tipo de lixo flutuante às margens do Lago Azul

 

Como forma de consciência social e cidadania, chamando a sociedade para a responsabilidade da preservação e uso do Lago Azul, no próximo sábado, dia 7, a partir das 7h, será realizado o Dia D de Limpeza do lado em Araguaína. A Prefeitura Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), através da comissão permanente de trabalho formada por 20 entidades e órgãos ligados ao meio ambiente, bem como a comunidade em geral, realizarão um mutirão de limpeza do lixo descartado no reservatório da Barragem do Corujão.

Depois da autorização do prefeito Ronaldo Dimas, a empresa Alvorada Energia S.A. iniciou o reenchimento do Lago Azul, um dos principais cartões postais e pontos de lazer de Araguaína.

A grande preocupação é manter o lago limpo, em condições ideais para o uso da população e contribuir para a construção da Via Lago, atrativo cultural e de lazer que visa a democratização do uso do Lago Azul, historicamente restrito às chácaras e propriedades circundantes.

Segundo o secretário do Planejamento, Bruno Rangel, a expectativa é promover a conscientização socioambiental, a partir do recolhimento de cerca de três toneladas e meia de lixo flutuante no local. “A conscientização das pessoas é muito importante. O lago limpo vai proporcionar melhor qualidade de vida e sustentabilidade, a partir de práticas esportivas, lazer, recreação, turismo e educação”, disse Rangel.

A atividade faz parte do Projeto de Revitalização “Lago Mais Azul: eu faço parte!”, que envolvem outras mobilizações como educação ambiental, limpeza da vegetação, plantio de mais de 1.500 mudas às margens do Lago, salvamento das espécies, fiscalização e monitoramento juntamente com a sociedade araguainense e secretarias envolvidas.

Limpeza

A ação conjunta será feita na área da ponte do Setor Lago Sul até as proximidades da Barragem. “Vamos somar nossas forças para que cada entidade dê sua contribuição para o retorno de nosso lago. Ao final, será dada a destinação correta para os materiais coletados que poderão ser reciclados”, disse o secretário, ressaltando que foram intensificadas também a fiscalização em relação aos lançamentos de esgoto ilegal.  “As infrações encontradas serão encaminhadas para a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo para que os responsáveis sejam acionados criminalmente”, disse o secretário.

De acordo com ele, o Lago Azul irá beneficiar as comunidades do Residencial Lago Azul e Parque do Lago, que estão sendo construídos no entorno do lago. “Nossa administração tem trabalhado para democratizar o uso do Lago Azul, pois o lago é um bem público e, portanto, necessita do envolvimento social no que diz respeito à preservação dele e de seus 14 mananciais”, destacou o prefeito Ronaldo Dimas, pontuando a necessidade de promover o bem estar para a sociedade araguainense.

Entre parceiros do projeto estão a Aciara, Alvorada Energia S.A., CIPRA, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino, Grande Loja Macônica, Ibama, Lions Club, MP-TO, Naturatins, OAB, ONG Guardiões da Natureza, ONG Naturativa, Prefeitura de Araguaína, Rotary Club, Saneatins/Odebrecht e UFT.

Lago

O Lago Azul é um dos cartões postais de Araguaína e é considerado um dos maiores da região Norte do Estado, com uma área de aproximadamente 2.97km2, 11 km de cumprimento e três de largura. “A volta do Lago representa mais uma importante conquista no uso daquele patrimônio público para atividades que beneficiarão a população araguainense”, finalizou o prefeito.

(Weberson Dias/Foto: Leila Mel)

Fazer um comentario