Em Araguaína, Mutirão da Mulher promove atendimento humanizado em saúde

Em Araguaína, Mutirão da Mulher promove atendimento humanizado em saúde




Quando o assunto é a saúde da mulher, muitas vezes fica para depois. Tem sido assim com a dona de casa Delandia dos Santos de Oliveira. Para ela, a sua família vem primeiro. Pensamento também da dona de casa Irismar Sousa Lima. Elas precisavam de uma consulta com oftalmologista, mas estavam adiando.  O atendimento aconteceu na última semana, durante o Mutirão da Mulher, promovido pela Pró-Saúde em parceria com o Município de Araguaína.

O Mutirão da Mulher foi uma ação de saúde humanizada promovida em homenagem às mulheres, pelo seu dia, comemorado em 08 de março. Além das consultas oftalmológicas, as pacientes também participaram de uma palestra de orientação sobre o que é a violência contra a mulher, seus direitos e como se defenderem, ministrada pela assistente social, Noeme Lopes de Santana.

Organizado pela Comissão de Humanização, o Mutirão da Mulher teve como objetivo promover o bem-estar da mulher, melhorando a qualidade de vida. Segundo o diretor geral da Pró-Saúde em Araguaína, Joaquim Fonseca Júnior, as datas comemorativas devem ser um momento para propagar a prevenção em saúde, trabalhando o conceito da humanização e da melhoria da auto-estima. “Como entidade que gerencia unidades de saúde, a Pró-Saúde tem compromisso com a vida, e por isso, datas como o dia da mulher devem ser para demonstrarmos a nossa preocupação com a saúde e assim trabalhar a prevenção, o cuidado e a atenção ao nosso usuário. Entendemos que devemos ampliar as nossas ações como forma de contribuir”, explicou o diretor.

Simbolizando a ação de prevenção em saúde visual, as mulheres que participaram do evento receberam um laço e aguardaram sua vez de consultar com música ao vivo. A dona de casa, Delandia dos Santos de Oliveira, aprovou o Mutirão. “Foi um momento de motivação, no qual vi a sabedoria da mulher em transmitir conhecimentos à outra mulher. Me senti feliz.”, comentou. Dona Irismar Sousa Lima também se disse feliz em estar participando da ação. Para elas, homenagear a mulher com atenção e cuidado é um jeito de fazê-las se sentirem especiais.

Fazer um comentario