Limpeza do Lago recolhe cerca de três toneladas de lixo

Limpeza do Lago recolhe cerca de três toneladas de lixo




Ação foi realizada em conjunto com Prefeitura, Aciara e mais 20 entidades e órgãos ligados ao meio ambiente, no último sábado, dia 07, no Lago Azul

Um dia voltado para a conscientização ambiental e também para a limpeza de um dos principais e mais belos cartões postais de Araguaína. A Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), através da Comissão Permanente de Trabalho, formada por 20 entidades e órgãos ligados ao meio ambiente, realizaram no último sábado, dia 07, um mutirão de limpeza do lixo descartado no reservatório da Barragem do Corujão.

Foi coletado cerca de três toneladas de lixo, o que lotou cinco caçambas. Entre os produtos mais comuns encontrados, foram garrafas pets; mas havia também muitos sapatos e o mais incomum de todos, uma geladeira. Destacando que o lixo recolhido vem dos afluentes que desembocam no Lago. As águas das chuvas que trazem o lixo das ruas, através das galerias que recebem a água das sarjetas e bocas de lobo.

O prefeito Ronaldo Dimas acompanhou e participou ativamente da limpeza, destacando a importância da conscientização de todos para a conservação do Lago Azul e também do meio ambiente. “Esse lixo todo não veio parar aqui por força da natureza, foi ação humana, foi ação dos nossos cidadãos araguainenses, da gente mesmo que acaba, por descuido, vindo parar aqui”, pontuou. “Muito importante essa conscientização, mais importante ainda o envolvimento de todas essas entidades e organizações para que a gente possa ter um lago limpo, mais azul mesmo”, destacou o prefeito.

Após andar pelo lago que voltou a se formar com o reenchimento do reservatório, Dimas encontrou pontos a serem observados e determinou ações específicas voltadas para a preservação do mesmo. “Vou determinar para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, juntamente com a Alvorada Energia, que faça a marcação exata do local de cota máxima do lago”, informou. Segundo o prefeito, após a sua vistoria na cabeceira do lago, foi detectado que alguns trechos precisam de uma atenção especial e que será acompanhado a partir de agora. Será intensificada a fiscalização ao longo do Lago Azul e a limpeza continuará com embarcações.

O presidente da Aciara, Manoel de Assis Silva, também comentou sobre a importância do envolvimento de toda a sociedade para a preservação do Lago Azul. “A gente acha importante que toda a sociedade participe ativamente disso. O resultado, o sucesso e o êxito dessa ação só vão ser possíveis se a sociedade participar, através da reeducação, do cuidado, da preocupação com o bem estar da coletividade, preservando o cartão postal da nossa cidade”, destacou Silva.

Voluntários

Além da Prefeitura, Aciara e das entidades parceiras, a limpeza também teve a participação de voluntários, como foi o caso do estudante Marco Túlio Morais Barbosa. “Eu sou morador aqui do lago, há 17 anos, e com o enchimento do lago e quero que fique como antes, lago bem limpinho, sem essa sujeira que tanto atrapalha o meio ambiente”, comentou. “Sempre falo para quem vem aqui, não jogue lixo no lago; se tiver lixo, que tire”, completou o estudante dando o seu recado.

Limpeza do lago

A atividade faz parte do Projeto de Revitalização “Lago Mais Azul: eu faço parte!”, que envolvem outras mobilizações como educação ambiental, limpeza da vegetação, plantio de mais de 1.500 mudas às margens do Lago, salvamento das espécies, fiscalização e monitoramento juntamente com a sociedade araguainense e secretarias envolvidas. Entre parceiros do projeto estão a Aciara, Alvorada Energia S.A., CIPRA, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino, Grande Loja Maçônica, Ibama, Lions Club, MP-TO, Naturatins, OAB, ONG Guardiões da Natureza, ONG Naturativa, Prefeitura de Araguaína, Rotary Club, Saneatins/Odebrecht e UFT.

Lago

O Lago Azul é um dos cartões postais de Araguaína e é considerado um dos maiores da região Norte do Estado, com uma área de aproximadamente 2.97km2, 11 km de comprimento e três de largura. O lago possui 14 mananciais.

(Joselita Matos/Foto: Leila Mel)

Fazer um comentario