Mulheres contam com teste rápido de gravidez gratuito em Araguaína

Mulheres contam com teste rápido de gravidez gratuito em Araguaína




O teste é ofertado em todas as unidades básicas de saúde para mulheres em idade fértil, para que sejam acompanhadas desde os primeiros dias de gravidez

A Prefeitura de Araguaína oferta o teste rápido de gravidez (TRG) em todas as 18 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade. O objetivo é oferecer o acesso à detecção precoce da gestação, com acolhimento da equipe de Atenção Básica e para que orientações baseadas nas necessidades de cada mulher sejam repassadas. A oferta do teste tem demanda espontânea, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O TRG é indicado para mulheres em idade fértil que apresentem atraso menstrual de mais de 15 dias. A mulher poderá procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para realizar o teste. Menores de 18 anos devem ser acompanhadas pelo responsável.

“Ao dar positivo o teste, a mulher já conta com todo o acompanhamento das equipes”, explica Lanna Nóbrega, responsável pelo Programa Pré-Natal da Secretaria Municipal da Saúde.

Rede Cegonha
A implantação do teste rápido, realizada em fevereiro em Araguaína, faz parte das ações da Rede Cegonha. A Rede é uma estratégia do Ministério da Saúde composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras atendimento adequado, seguro e humanizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto e assistência às crianças.

(Joselita Matos)

Fazer um comentario