Judô Guerra/Sesi reune sete associações durante seminário em Araguaína

Judô Guerra/Sesi reune sete associações durante seminário em Araguaína




Neste fim de semana, Araguaína recebeu o I Seminário de Padronização Técnica de Judô, evento que reuniu cerca de 40 atletas de sete associações locais. Segundo o anfitrião do evento, sensei Shina, « foi um encontro de grande sucesso, em que as portas do judô foram abertas para que os araguainenses possam realizar um trabalho mais profissional e agora integrado aos acontecimentos do Estado », contou Shina.

Ao longo de dois dias, os professores da Judô Guerra/Sesi, Fred Guerra e Daniel iglesias, apresentaram técnicas visando a padronização de cada projeção, permitindo que os professores tenham condições de formar alunos de forma nivelada e atualizada. « Foi fantástica a presença de tantos professores visando o aperfeiçoamento próprio e compreendendo a importância do estudo técnico », contou Guerra. « Só assim vamos conseguir desenvolver o judô por aqui de maneira eficiente e sólida », concluiu.

As técnicas foram apresentadas sempre com foco no papel do professor, mostrando a sequência adequada para aprendizagem e as observações importantes a serem feitas com os alunos. Roniedson Andrade, atleta com muitos títulos no jiu-jitsu, inclusive de campeão mundial, era um dos mais empolgados com o seminário. « Treinei judô muitos anos e cheguei à faixa marrom, mas com o falecimento do meu técnico, acabei me desmotivando e deixando de lado em prol do jiu-jitsu », contou Roni, como é conhecido. « Agora estou muito animado novamente, foi muito produtivo trabalhar os fundamentos da maneira didática como os professores nos apresentaram no seminário. Com certeza vou abraçar o judô novamente, e só tenho a agradecer por isso », disse o professor, que pretende implantar o judô em seu centro de treinamento.

Cooperação Técnica

Durante o evento foi realizada uma reunião em que a Shina Academia e o instrutor Fernando Oliveira, que ministra aulas na Escola Simão Lutz, através do projeto Mais Educação, foram oficializados como pólos da Judô Guerra/Sesi em Araguaína. Com isso, os atletas dessas associações passam a ter acesso às competições oficiais do calendário estadual, além de poder lutar fora do Tocantins.

« Serão como franquias nossas em Araguaína », explicou Daniel Iglesias, detalhando que « os novos pólos terão orientação para exames de graduação, atualização das regras, aquisição de uniformes, elaboração de projetos, assessoria de comunicação, alojamento em Palmas e, é claro, treinamentos ».

Na ocasião, o atleta Judô Felipe Oliveira assumiu o posto de Coordenador Regional do Judô Guerra/Sesi, passando a ser o principal contato entre os pólos de Palmas e Araguaína.

Calendário de competições

Dia 28/03 está marcada a segunda etapa do Ranking Tocantinense de Judô. Para participar, os atletas devem cumprir aglumas exigências da Federação Estadual, a Fejet, quanto à graduação mínima e devem estar regularmente federados através de documentação e pagamento da anuidade.

Participando do evento, esteve o vereador Divino Bethânia, que se comprometeu a tentar auxílio à equipe para a participação nas competições mais importantes. « Temos um trabalho com o jiu-jitsu e agora certamente ajudaremos também o judô. Vamos ver ao longo da semana o que conseguiremos disponibilizar, inclusive para a participação da Melissa no Brasileiro Regional, mês que vem », disse o vereador. Maria Melissa foi campeã estadual em 2014 e tem possibilidade de integrar a Seleção Tocantinense que luta de 17 a 19 de abril em Campo Verde/MT, buscando uma vaga nas finais do Campeonato Brasileiro.

O evento contou com o apoio do Sesi Tocantins, Real Defense Segurança, Ieto, Personal Trainer Fitness e Escola de Idiomas Wizard.

(Ascom ADG)

Fazer um comentario