Prefeitura realiza ensaios para a Via Sacra 2015

Prefeitura realiza ensaios para a Via Sacra 2015




Os interessados em participar do espetáculo podem comparecer a partir das 19h, de segunda a sexta, e aos finais de semana, a partir das 16h, no Parque de Exposições Dair José Lourenço

Começaram esta semana os ensaios para a realização da Via Sacra 2015 em Araguaína. Os interessados podem participar da mobilização das oficinas cênicas para a montagem e apresentação do espetáculo. Os ensaios acontecem diariamente de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, e aos finais de semana a partir das 16h, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

O espetáculo da Via Sacra, que este ano está na sua 18ª edição, retorna para a Avenida Filadélfia, em frente à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na Sexta-Feira Santa, dia 3 de abril, a partir 20h. Com o objetivo de contribuir com a manutenção de costumes e tradições, a Via Sacra 2015 é promovida pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer.

A encenação conta com o envolvimento de aproximadamente 300 pessoas, entre carpinteiros, pintores e decoradores para criação e pintura dos cenários com arte sacra, e para o elenco, grupos de teatro, grupos de jovens, servidores, produtores culturais, atores voluntários, bem como técnicos de som e equipe das secretarias Municipal da Saúde e Infraestrutura.

Durante as estações que serão apresentadas, o público poderá além de prestigiar, reviver a intensidade emocional e histórica dos últimos momentos de vida de Jesus Cristo na Terra, vistos em Araguaína nos 18 anos de realização por uma média de público estimado em mais de 110 mil pessoas. O julgamento de Cristo por Pôncio Pilatos, e a Santa Ceia, são trechos bíblicos que serão dirigidas pelos atores Pedro Lima e Paulo Egídio. “Nesta edição queremos reunir um público de quase 10 mil pessoas, entre cristãos e a comunidade em geral”, afirmou o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira.

Grandeza
Considerada a maior encenação teatral ao ar livre do Tocantins, a Via Sacra de Araguaína foi idealizada e realizada pela primeira vez no Município em 1997 pela comunidade do Setor Noroeste, na Praça do bairro. Nos anos de 2001 e 2002 passou a ser realizada na Praça das Nações. A partir de 2003 passou a ser realizada na Avenida Filadélfia, em frente à Conab. Depois de 2014, passou a ser realizada no espaço entre o Jardim das Flores e a Vila Patrocínio. Este ano retorna para a Avenida Filadélfia.

No local será montada uma cidade cenográfica composta por palcos, cenários, figurinos e uma estrutura de sonorização, iluminação, banheiros e tendas. “Toda a concepção, produção e montagem foi pensada por uma equipe formada por historiadores e religiosos”, disse Ferreira, afim de promover uma melhor qualidade técnica da peça.

A tradicional encenação teatral que revive os caminhos mais dolorosos de Jesus Cristo conta com o apoio de empresas e instituições: Supermercado Campelo, Polícia Militar, Odebrecht Ambiental/Saneatins, Associação de Catadores de Lixo, Sindicato Rural de Araguaína e Secretarias Municipais da Infraestrutura e Saúde. “Estamos mobilizados para que a maior encenação a céu aberto do Tocantins seja um sucesso”, finalizou o secretário Wilamas Ferreira.

Serviço
O quê: Ensaios da Via Sacra 2015
Quando: De segunda a sexta-feira, a partir das 19h, e aos finais de semana a partir das 16h
Onde: Parque de Exposições Dair José Lourenço.

(Weberson Dias)

Fazer um comentario