Ação ambiental promove limpeza e plantio de mudas em córregos de Araguaína 

Ação ambiental promove limpeza e plantio de mudas em córregos de Araguaína 

Dentre as atividades, foram plantadas árvores nativas e frutíferas e limpeza nos Córrego Jacuba e Rio Lontra 

 

Despertar na população uma consciência voltada para a proteção do meio ambiente. Este foi o principal objetivo da ação promovida pela Prefeitura de Araguaína e a Ong Natura-Ativa, ontem, 24, dentro da programação da Semana Municipal da Água. Cerca de 12 pessoas desceram  de canoas e caiaques um percurso de 1.200 m pelo Córrego Jacuba, com início no Parque das Águas, até o Rio Lontra, na formação do Lago Azul.

No trecho percorrido, uma área descoberta, foram plantadas mais de 500 mudas de árvores nativas  e frutíferas de matas ciliares, como açaí, ingá, faveira de bolotas, dentre outras.  Além da plantação de mudas, foi feita também limpeza do percurso.

A iniciativa, que faz parte do Programa Nascente Viva e Manejo das APPs dos córregos Jacuba e Raizal, foi da Prefeitura de Araguaína, através das Secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Cultura, da Natura-Ativa, e ainda, da AABB, Academia Acalanto, Grupo Ciganus e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguaína.

Outra ação

No próximo sábado, 28, a Prefeitura  e Natura-Ativa realizam outra importante ação na proteção do meio ambiente, que é o projeto Passando Nossos Rios a Limpo, que está na sua 29ª edição.

A intenção do programa é retirar sujeira dos córregos Jacuba e do Lago Azul. O evento começa a partir das 8h, após um café da manhã para os participantes e imprensa. Na ação, cerca de  25 pessoas vão descer  o Jacuba até o Lago Azul de canoas e caiaques, plantando ao longo do percurso,  mudas frutíferas,  tirando a sujeira da margem do córrego e lago, colocando placas  educativas de conscientização para a proteção dos recursos hídricos do município.

(Alberto Rocha)

Fazer um comentario