Quadrilhas já se preparam para o São João do Cerrado em Araguaína

Quadrilhas já se preparam para o São João do Cerrado em Araguaína

Em busca de uma apresentação ideal, quadrilhas chegam a ensaiar até sete horas por semana

Em Araguaína, as quadrilhas juninas já estão acertando o passo e se preparam para o circuito das festas de São João, que acontecem no mês de junho, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os ensaios das quadrilhas acontecem em colégios, quadras esportivas, espaços comunitários e até no meio da rua, sempre nos finais de semana ou em feriados.

Os ensaios duram, em média, sete horas. Ninguém quer perder tempo. Por isso, buscam os locais disponíveis para ensaios para que tudo dê certo e os grupos possam chegar no festival no nível de competição. Todas as quadrilhas entram na disputa pelo troféu de 2015. Cada grupo trabalha com temática livre. No ano passado, o evento foi realizado na Vila Patrocínio e concorreram oito quadrilhas. A campeã foi a Arranca Toco.

As vencedoras ganham troféus e medalhas. Além disso, a Prefeitura disponibiliza recursos financeiros como incentivo para a compra do material das quadrilhas, como figurinos, montagem de estrutura, locomoção de pessoal, arranjos, entre outros.

Mudanças
As quadrilhas estão se modernizando ao adotarem o modelo estilizado, tendência diferenciada da tradicional. Essa mudança, segundo os quadrilheiros, tem o objetivo de profissionalizar os grupos e colocá-los no mesmo nível de competição nacional, como as famosas quadrilhas do Nordeste.

Local e data
Este ano o festival de quadrilhas está previsto para acontecer entre os dias 25 a 28 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

Público
Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira, a cada ano o público do festival aumenta devido ao caráter tradicional e familiar do festival. “Esperamos cerca de 20 mil pessoas durante as quatro noites de festa. Com o apoio da Prefeitura às agremiações, a as quadrilhas se reinventam, criam e se modernizam com temas novos. Além disso, tem a grande participação do público, que vai desde à criança ao idoso, e isso ajuda a promover o evento”, finalizou.

Contatos dos presidentes das quadrilhas para mais informações quanto a horários e locais dos ensaios:
Rogério (Arranca Toco): 9961 4562 e 9202 7316
Relderson (Os Malacabados): 9201 5355
Osailton (Tradições Caipiras): 9210 6433
Jofran (Os Fei de Cum Força): 9232 2072
Marcelo (Saco Furado): 9242 2560
Jales (Inhaca Arara): 9241 6028 e 9239 2282

(Alberto Rocha)

Fazer um comentario