Projeto ambiental divulga balanço da limpeza no Rio Jacuba

Projeto ambiental divulga balanço da limpeza no Rio Jacuba

Cerca de 600 kg de lixo foi retirado do leito do rio; ação teve apoio da Prefeitura

Um dia para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e a limpeza dos recursos hídricos. A Prefeitura de Araguaína e a Organização Não-Governamental Natura-Ativa divulgaram nesta terça-feira, 31, o balanço da 29ª edição do Projeto Passando Nossos Rios a Limpo. Ambientalistas e voluntários desceram o Rio Jacuba até o Lago Azul no último sábado, dia 28, para retirar a sujeira depositada pela própria comunidade.

Cerca de 600 kg de lixo foi retirado do leito e das margens do rio; sendo que o material mais comum foi lata de alumínio, garrafa pet, chinelo e pedaços de isopor; até duas cadeiras plásticas foram retiradas.

O presidente da ONG Natura-Ativa, Alcy Batista, comentou que a ideia de fazer o projeto surgiu quando começou a praticar canoagem nos rios da região. “Entre você remar em um rio limpo e um rio sujo, é melhor remar em um rio limpo”, disse. Segundo ele, a ONG vem buscando uma consciência individual nos cidadãos. “Assim, amenizamos os impactos para com os nossos recursos”, completou.

Além da limpeza, a ação também fez o plantio de mudas de árvores nas áreas descobertas, ao longo do trajeto de 1.200 metros. Um dos participantes da ação foi o secretário de administração e finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguaína, Rafael Bruno Sousa Felipe. “Nós já temos um cuidado no sindicato de trabalhar com as questões ecológicas, com a preservação do meio ambiente, relacionado a esse tipo”, informou.

Rafael não foi sozinho para a ação, levou seu filho Mateus, de 7 anos. “O Mateus me acompanha desde pequeno, incentivo ele a ver essas questões, como resíduos nos rios, a importância da preservação”, explicou o sindicalista sobre a importância de envolver as crianças nas questões ambientais.

A ação fez parte da programação da Semana da Água em Araguaína, realizada de 23 a 28, que contou com blitzen educativas, palestras, caminhada ecológica no Lago Azul e peças teatrais.

(Joselita Matos/Foto: Leila Mel)

Fazer um comentario