Projeto Mais Cultura na Escola é lançado em Araguaína

Projeto Mais Cultura na Escola é lançado em Araguaína

O programa tem o objetivo de resgatar a memória do patrimônio cultural dos setores 

 

Uma noite para ficar na história da comunidade. É assim que pode ser definido o lançamento do Programa Mais Cultura na Escola, que aconteceu no Povoado Ponte, que fica às margens da BR-153, a 15 km de Araguaína. O programa tem o objetivo de resgatar a memória do patrimônio cultural local.

O evento, realizado pela Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria da Educação, reuniu moradores, estudantes e professores da Escola Municipal Cabo Luzimar Machado. Durante o lançamento, houve apresentação de balé e dança, com alunas da escola, um vídeo-documentário do Ministério do MEC, falando sobre o Programa, canto coral e show com a dupla sertaneja de Araguaína Felipe e Matheus.

Presente no encontro, o prefeito Ronaldo Dimas destacou a importância do Programa para o resgate da cultura local. “O Programa Mais Cultura na Escola representa o verdadeiro resgate das tradições locais, valorização da história da comunidade, um legado cultural para nossas crianças e futuras gerações, pois é uma boa oportunidade de adquirir conhecimento, seja através da música, da dança e de outras manifestações culturais”, disse o prefeito.

Para a diretora da Escola, Eleni Ferreira dos Santos, o programa terá um grande impacto na vida de toda a comunidade, principalmente dos alunos. “Eles aprenderão a amar e a respeitar a história da sua comunidade”, pontuou. 

Homenagens

Durante o lançamento, dois pioneiros do povoado foram homenageados: Luiza Celestina e Antônio Nogueira. Através de um vídeo, os dois ilustres moradores falaram sobre as dificuldades encontradas no início da formação do Povoado Ponte e como o local se encontra hoje, com avanços e conquistas. 

Construção de creche

Ronaldo Dimas anunciou ainda durante o evento que o povoado Ponte vai receber em breve uma nova creche que deverá atender a demanda local. “Temos investido muito em educação em todo o município, e a nova creche vem atender às necessidades do Povoado Ponte”, disse.

Prêmio Ayrton Senna

O prefeito aproveitou ainda para falar sobre a importante e recente conquista do Município ao receber o Prêmio Ayrton Senna pelos bons resultados alcançados na área da educação. “Araguaína está entre os 11 municípios do País que foram reconhecidos como exemplos em investimentos na educação. Por isso, o prêmio conquistado representa um importante passo rumo à excelência e uma responsabilidade em avançar cada vez mais”, afirmou Ronaldo.

O programa

O programa é uma parceria com os ministérios da Educação e Cultura e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do Programa Dinheiro Direto na Escola.

Em Araguaína, além da Escola Cabo Luzimar Machado, a Escola Rural José Nogueira, no Povoado Rio Preto, também foi beneficiada com o programa. Ao todo, foram mais de cinco mil escolas selecionadas em todo o Brasil.

(Alberto Rocha/Foto: Leila Mel)



Fazer um comentario