Em ranking tocantinense de Judô, AD – Guerra/Sesi larga na frente

Em ranking tocantinense de Judô,  AD – Guerra/Sesi larga na frente

Finalizada a segunda etapa do Tocantinense de Judô 2015, AD Guerra/Sesi surge na liderança do Ranking Tocantins. A estreante Palmas Judô Clube aparece na vice-liderança

 

Desde 2010 a Federação de Judô do Estado do Tocantins – Fejet, decide seus campeões através do sistema de ranqueamento. De lá para cá, as disputas são sempre bastante intensas e não apenas entre os atletas pelo título de cada categoria; também é através do ranking que se decide a associação campeã geral do ano.

Funciona assim: durante cada etapa estadual, atribui-se uma determinada pontuação para a participação de cada atleta, dependendo de sua classificação. As competições fora do estado também são pontuadas, de acordo com o grau de dificuldade. Uma final de brasileiro, por exemplo, vale quatro vezes a pontuação de um estadual. No fim do ano competitivo, os pontos de todos os atletas da associação são somados e quem tiver mais, leva o troféu de campeão geral.

«Fomos campeões em 2012 e vice em todos os outros anos», contou o presidente da AD Guerra/Sesi, Fred Guerra. «Desde então, é a primeira vez que retornamos à liderança, mas sabemos da dificuldade que será para nos manter no topo até o fim do ano».

Quatro associações deverão lutar com maiores chances pelo título de 2015: AD Guerra/Sesi, o atual campeão (Sesc), a Kodokan de Paraíso e a Palmas Judô Clube. Esta última surge como maior ameaça aos atuais líderes. Segundo o técnico da PJC, Celso Galdino, sua maior força está nas competições fora. «Como temos vários atletas experientes, esperamos pontuar bem nas competições nacionais, que valem mais e podem fazer a diferença nas próximas atualizações do ranking».

Ranking 2015-março

Então em breve eles terão uma boa chance para embolar a disputa pelo título estadual no Judô. De 17 a 19/04, em Campo Verde/MT, os tocantinenses viajam para disputar a fase Regional do Campeonato Brasileiro, valendo 300 pontos por cada ouro (o ouro estadual vale 100).

(Ascom ADG)



Fazer um comentario