Habitação é tema do Programa “Fala, Prefeito!” desta semana

Habitação é tema do Programa “Fala, Prefeito!” desta semana

Entre os assuntos respondidos pelo prefeito Ronaldo Dimas estão denúncias de moradias desocupadas no Costa Esmeralda e dúvidas em relação ao cadastro no Residencial Lago Azul

 

Durante a 19ª edição do Programa de Rádio “Fala, Prefeito!” desta segunda-feira, dia 6, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, respondeu aos questionamentos dos ouvintes em relação ao Residencial Lago Azul e falou sobre as denúncias de casas desabitadas no Costa Esmeralda. Dimas falou ainda do déficit habitacional do município, afirmando que milhares de novas moradias estão sendo erguidas para a Faixa 1 e 2 do Programa “Casa Para Quem Precisa”.

A primeira pergunta respondida pelo prefeito foi feita pela moradora Antônia Oliveira. A ouvinte gostaria de saber sobre a aprovação dos cadastros do Residencial Lago Azul. Segundo o prefeito, há na Secretaria da Habitação um total de aproximadamente 7 mil famílias cadastradas. Para ter o cadastro aprovado, alguns passos devem ser seguidos.

“Após o cadastro, as famílias receberão a visita de um assistente social, que conferirá ‘in loco’ os dados apresentados na Habitação. Em seguida, são checados os dados do Cadastro Nacional da Caixa Econômica Federal, em relação à renda. Havendo o enquadramento, as famílias vão para um sorteio público”, explicou Dimas.

Questionamentos

O prefeito falou também sobre as denúncias de unidades desocupadas no Residencial Costa Esmeralda. Dimas informou que as visitas das fiscalização já identificaram casos de casas desocupadas. Em algumas unidades sem moradores há ocorrência de doença na família, obrigando os membros a mudar-se para outra localidade e outras em que pessoas contempladas ainda não ocuparam a moradia no bairro.

“Relatórios estão sendo feitos pela Habitação e enviados para que a Caixa notifique os cidadãos para ocuparem o imóvel”, afirmou Ronaldo Dimas, ressaltando que não havendo ocupação, dentro do prazo estipulado, a casa volta a ser do patrimônio público federal e uma nova família é sorteada para ocupar aquela residência.

Menos déficit

Finalizando o programa desta segunda-feira, Ronaldo Dimas aproveitou para falar do déficit habitacional e o que a atual gestão está fazendo para resolver o problema. Segundo o prefeito, em Araguaína somente na Faixa 1 do Programa Casa para Quem Precisa, há um déficit estimado em aproximadamente 10 mil unidades. De acordo com Dimas, residenciais como o Parque do Lago e Lago Azul vão diminuir o déficit e levar casa para quem realmente precisa.

“Espero que a gente diminua significativamente esse déficit. Desde o começo do nosso mandato entregamos 2.200 casas. Este ano queremos entregar mais de 2.530 no Lago Azul”, destacou o prefeito. “Também estamos aguardando o sinal verde da caixa para contratar outras 1.000 unidades novas, no faixa 1”, afirmou, acrescentando que outros empreendimentos estão em curso para dar oportunidade a todos que precisam adquirir sua casa própria.

O programa

O “Fala, Prefeito!” é um canal direto do prefeito Ronaldo Dimas para tirar dúvidas, receber sugestões e transmitir informações para a população de Araguaína. Para participar, o morador deve entrar em contato através do telefone (63) 9955-3728 (WhatsApp) ou através do e-mail: falaprefeitoaraguaina@gmail.com.

(Weberson Dias)



Fazer um comentario