Vigilância Sanitária divulga balanço da Operação Semana Santa

Vigilância Sanitária divulga balanço da Operação Semana Santa

A ação de fiscalização foi para orientar comerciantes sobre os cuidados na venda do pescado

 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Vigilância Sanitária, realizou na Semana Santa, entre os dias 30 de março e 3 de abril, uma grande operação nos estabelecimentos que vendem pescados. No balanço informado na última quarta-feira, 8, a Vigilância Sanitária informou que foram visitados 31 estabelecimentos, entre supermercados, mercearias, mercados e bancas em feiras ao ar livre.

Durante a fiscalização, os fiscais constataram que os comerciantes estão mais cuidadosos no manuseio de pescados, observando atentamente às orientações da Vigilância Sanitária. Dentre os itens que mais chamaram a atenção dos fiscais foram a limpeza dos ambientes, a não descamação dos animais nas feiras livres, o acondicionamento adequado do pescado e a ausência de reclamações contra os comerciantes de peixes.

A ação foi realizada em diversos pontos da cidade, dentre eles, Centro, Vila Norte, Entroncamento, Setor Oeste, Noroeste, Vilas Ribeiro e Patrocínio, Bairro São João, Costa Esmeralda, Setor Barros, Itaipu e no Mercado Municipal, tradicional ponto de venda de peixes. Nos locais fiscalizados, os comerciantes receberam ainda orientação sobre as condições corretas exigidas para a comercialização do pescado, tanto congelado, fresco ou salgado. Os fiscais da Vigilância Sanitária orientaram aos comerciantes também sobre a conservação correta do produto.

Na operação, a Vigilância Sanitária contou com a colaboração da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que realizaram curso de capacitação para as boas práticas de manipulação do pescado, que deve ser mantido refrigerado em balcões frigoríficos e separado de outros tipos de carnes; em gôndolas ou balcão sob espessa camada de gelo e em caixas de isopor, limpas e com gelo suficiente para manter produto refrigerado, sem risco de contaminação.

Endereço, telefone e e-mail da Vigilância Sanitária:
Rua Sete de Setembro, 320, Centro – CEP 77.803-903, (63) 3412-3209, saúde.dvs@araguaina.to.gov.br.

(Alberto Rocha)



Fazer um comentario