Araguaína é modelo nacional em gestão de medicamentos

Araguaína é modelo nacional em gestão de medicamentos

O Município foi o único do Tocantins a ter destaque pelo Ministério da Saúde em evento de Gestão da Assistência Farmacêutica

O Ministério da Saúde escolheu Araguaína como cidade modelo do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS). O município foi o único do Estado do Tocantins a ser reconhecido pelo Governo Federal pela eficiência e agilidade no gerenciamento eletrônico de medicamentos comprados com recursos do Sistema único de Saúde (SUS).

O município foi escolhido por utilizar o programa Hórus, sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica de acesso online implementado pelo Ministério da Saúde que permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde. O sistema facilita todo o processo de distribuição dos medicamentos, que vai desde a seleção, aquisição, entrega, pedido, recebimento e distribuição para as unidades básicas de saúde do Município.

Modelo para outros municípios

Para constatar os reais avanços e eficiência na utilização do sistema na distribuição de medicamentos no município, uma equipe do Ministério da Saúde está na cidade fazendo captação de imagens e colhendo depoimentos de profissionais da área de saúde na Central de Abastecimento Farmacêutica do Município.

O objetivo é mostrar o documentário de Araguaína no curso Gestão da Assistência Farmacêutica, que o Ministério da Saúde vai realizar até o final deste semestre para todos os profissionais do país que trabalham na área da saúde, principalmente do SUS.

Para a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município, Thaíza Helena Enéias, a escolha de Araguaína como modelo em gerenciamento de distribuição de medicamentos é resultado da eficiência e organização na área, o que contribui para o reconhecimento. “Com o Sistema Hórus, o município avançou muito no gerenciamento da assistência farmacêutica. Todo o trabalho feito na Central de distribuição de medicamentos é feito com organização, agilidade, eficiência e com responsabilidade”, disse.

Sistema Hórus
O Sistema foi lançado em 3 de novembro de 2009 pelo Ministério da Saúde para possibilitar o registro dos medicamentos que o paciente utiliza, facilitando o gerenciamento eletrônico de estoque, datas de validade, rastreio e controle dos medicamentos.  Em Araguaína, o Hórus foi implantado em 2012, mas obteve avanços expressivos a partir de 2013, na atual gestão.

(Alberto Rocha/Foto: Leila Mel)



Fazer um comentario