Brasileiro Regional de Judô: Tocantins conquista recorde de vagas para as finais nacionais

Brasileiro Regional de Judô: Tocantins conquista recorde de vagas para as finais nacionais
Apenas 30 tocantinenses enfrentaram os 100 judocas de cada uma das demais equipes participantes do Campeonato Brasileiro de Judô Região IV, que engloba DF, GO, MS, RO, TO e MT. A edição 2015, a maior em número de atletas dentre todos os regionais da CBJ, foi em Campo Verde/MT.
E mesmo com uma equipe limitada em participantes, o Tocantins chegou à disputa de medalhas em 22 categorias, conquistando 14 lugares no pódio. “Foi um resultado bastante satisfatório”, comemorou Celso Galdino, chefe da delegação. “Principalmente pelas vagas que conseguimos para as finais do brasileiro, nunca tivemos tantas”, disse Galdino, se referindo às dez vagas diretas conquistadas pelos tocantinenses para a fase final nacional, quando serão conhecidos os campeões brasileiros que disputarão o Sulamericano e o Panamericano integrando a Seleção Brasileira de Judô. Pela participação, o Tocantins foi ainda contemplado com outras 12 vagas por cotas, totalizando 22 atletas habilitados para a fase final.

Caminho para as finais 

Funciona assim: os dois finalistas de cada categoria ganham vaga automática para as finais nacionais. Se ambos forem do mesmo estado, os dois medalhistas de bronze fazem uma luta extra e o vencedor assume a segunda vaga direta. Foi o caso de Mayons Brito (Palmas Judô) e Luana Candido (AD Guerra/Sesi), ambos no Sub21. “Foi muito complicado para mim, pois venci quatro lutas e cheguei na final, mas quando já estava pronta para lutar pelo ouro, a arbitragem detectou um erro de súmula e tive que refazer a luta e isso me desconcentrou”, contou Luana, que acabou perdendo a vaga na final e tendo que lutar pelo bronze. “Ela precisou ter a mente muito forte para voltar, vencer a disputa de bronze e ir para a disputa de vaga com uma atleta da Seleção Brasileira de Base, mas se saiu muito bem e venceu com muita autoridade. No fim, valeu pela vaga e pelo treino mental”, observou seu técnico Fred Guerra.

Contusões 

Duas lesões pouco comuns envolveram dois atletas que tinham fortes chances de pódio. Pedro Gramoza cortou o pé no primeiro minuto de luta e precisou levar 8 pontos. Nada sério, mas que o obrigou a torcer da arquibancada. Infelizmente a lesão de Wélio Miranda foi mais grave, uma fratura de fíbula, na altura do tornozelo. “Foi uma fatalidade. Em um golpe normal da luta eu me defendi, mas caí sobre o tornozelo em uma posição que levou à fratura”, contou Wélio. “E ainda bem que havia os socorristas acompanhando a competição. Eles me atenderam de imediato e me encaminharam para o hospital” agradeceu. O judoca foi submetido à um procedimento de redução da fratura e imobilização e passa bem, retornando para casa junto com os colegas da delegação.

Brasileiro Final

Em maio acontecem as finais do Sub 18 e do Sub 21. Primeiro será o Sub 21 no dias 16 e 17, no Recife/PE. Vagas diretas para Luana Cândido (48kg), Ennilara Lisboa (70kg) e Mayons Brito (55kg). Duas semanas depois, dias 30 e 31, será a vez de Campo Grande/MS receber os finalistas do sub 18. O Tocantins garantiu vaga direta com Maria Melissa (40kg), Jonas Irwing (55kg) e Mateus Pereira (90kg). Estão classificados ainda Maurício Zete e Vitória Vale, ambos no Sub13, e Luana Cândido e Ennilara Lisboa no Adulto.

A Delegação Tocantinense viajou com micro-ônibus cedido pela Secretaria Estadual do Esporte.

Resultado 

OURO

Vitória Vale (PJC) – Sub13 28kg
Mateus Pereira (Dom Bosco) – Sub18 90kg
Ennilara Lisboa (Sesc) – Sub21 70kg

PRATA

Maurício Zete (Sesc) – Sub13 28kg
Jonas Irwing (Dom Bosco) – Sub18 55kg
Luana Cândido (Guerra/Sesi) – Sênior 48kg
Ennilara Lisboa (Sesc) – Sênior 70kg

BRONZE (COM CONQUISTA DE VAGA)

Maria Melissa (Guerra/Sesi) – Sub18 40kg
Luana Cândido (Guerra/Sesi) – Sub21 48kg
Mayons Brito (PJC) – Sub21 55kg

BRONZE

Gabriel Santos (PJC) – Sub15 48kg
Douglas Lopes (PJC) – Sub21 60kg
Mayons Brito (PJC) – Sênior 55kg
Jackeline Fragoso (PJC) – Sênior 63kg

DISPUTARAM BRONZE 

Gabriel Ferreira (Kodokan) – Sub13 34kg
Luana Rodrigues (PJC) – Sub15 44kg
Iane Almeida (Guerra/Sesi) – Sub15 58kg
Héron Campos (PJC) – Sub15 64kg
Rafael Muraishi (Sesc) – Sub15 +64kg
Laert Mendes (Guerra/Sesi) – Sub21 60kg
Adson Jerônimo (PJC) – Sub21 81kg
Gustavo Lotti (PJC) – Sênior 100kg



Fazer um comentario