Ronaldo Dimas participa de reunião com Universidade da Maturidade

Ronaldo Dimas participa de reunião com Universidade da Maturidade

Encontro serviu para discutir políticas públicas de inclusão dos idosos

O prefeito Ronaldo Dimas participou na manhã desta sexta-feira, 24, de reunião com representantes da Universidade da Maturidade, UMA, da Universidade Federal do Tocantins, UFT. O encontro, que contou com a presença do secretário de educação do Município, Jocirley Oliveira, e representantes da Câmara de Vereadores, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. 

O objetivo do encontro foi para criar uma comissão que vai discutir e propor a implantação de novas políticas públicas ao idoso do município. No encontro, ficou decidido que a Comissão, a ser formada por indicação da UMA e da própria Secretaria da Educação do município, vai propor estudos visando a elaboração de um projeto de lei, de iniciativa do Executivo, que viabilize a inclusão do idoso nas políticas públicas do Município.

O prefeito Ronaldo Dimas fez questão de lembrar que medidas de inclusão do idoso já vem sendo executadas no Município. Dimas destacou ainda o papel que teve na implantação da Universidade da Maturidade na UFT.  Quando foi deputado federal, Dimas destinou uma Emenda Parlamentar que possibilitou a implantação da UMA.

O prefeito adiantou também que dentre algumas medidas que estão sendo implantadas pelo município visando a inclusão, o respeito e a valorização do idoso, está a reformulação das calçadas do centro da cidade, que terão 1,20 m, todas adaptadas com acessibilidade para deficientes físicos e idosos. A primeira obra já será na Avenida Cônego João Lima. “Estamos evoluindo para um projeto em que poderemos contribuir muito mais, além daquelas políticas públicas que já estamos fazendo para melhorar a vida dos nossos idosos”, disse Dimas.

Já o secretário da Educação, Jocirley Oliveira, também destacou frutos da parceria entre a UMA e Prefeitura. “Todos os alunos da Universidade da Maturidade desenvolvem atividades de estágio nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Isso é uma demonstração de inclusão e valorização dos nossos idosos”, disse. 

O que é UMA

O Programa Universidade da Maturidade- UMA- é uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação da UFT, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade. O programa foi implantado em Araguaína há três anos.

(Alberto Rocha/Foto: Marcos Filho)



Fazer um comentario