Programa Prefeitura nos Bairros tem início nesta terça-feira (5)

Programa Prefeitura nos Bairros tem início nesta terça-feira (5)

Mais de 60 ações beneficiarão a população de seis bairros até sábado à noite

O Programa Prefeitura nos Bairros começou nesta terça-feira, 5, às 8h, na Escola Municipal Manoel Lira, Nova Araguaína. As atividades, que vão até sábado, 9, acontecem durante todo o dia e noite. A primeira edição oferece serviços de ação social, educação, infraestrutura, saúde, cultura e conta com apoio de mais de 10 entidades parceiras. O programa vai atender moradores dos setores Nova Araguaína, Xixebal, Bairro de Fátima, Vila Azul, Monte Sinai e Ponte. As atividades de atendimento ao público desta etapa acontecem na Escola Municipal Manoel Lira.

Nessa manhã, um grande número de pessoas já procurou os mais de 60 serviços disponíveis à população. Adailton Soares ficou sabendo do programa através de folhetos distribuídos no bairro. Ele disse que não perdeu tempo e trouxe a irmã Marli Alves Soares para tirar o cartão do SUS e a Identidade. Marli, que é deficiente física e mental, foi logo atendida pela equipe da Prefeitura. “Foi muito bom, já resolvemos tudo. Acho que deveria ter mais esse tipo de serviço aqui no bairro”, disse Adailton, que ainda aproveitou para levar para casa mudas de árvores frutíferas.

Quem também já se beneficiou com o Prefeitura nos Bairros foi Manoel Dias dos Santos, morador do Nova Araguaína.  Ele tem 60 anos de idade e está doente da perna. Ele procurou atendimento no programa para renovar o cartão SUS. “Vim fazer o meu cartão SUS e já estou aguardando para ser atendido”, disse.

O que é o Prefeitura nos Bairros

O programa consiste em oferecer mais de 60 serviços de ação social, educação, infraestrutura e saúde, além de atividades de cultura, lazer e emissão de documentos pessoais. O programa será realizado em doze regiões estratégicas da cidade, beneficiando os setores.  Além dos bairros, o projeto atenderá também as comunidades rurais, assentamentos e povoados.

Tipos de serviços oferecidos
Além das melhorias para os bairros envolvidos, tem também atendimentos em saúde, serviços odontológicos, orientações sobre o IPTU, combate à dengue e ao calazar, distribuição de mudas, informações sobre o Programa ‘Casa Para Quem Precisa’, novas linhas de ônibus, brinquedoteca, biblioteca, torneios esportivos, aulas de karatê, dança, capoeira e cinema para a garotada.

Ônibus e documentos
Todos os dias, um ônibus fará gratuitamente o transporte dos moradores do Nova Araguaína, Bairro de Fátima, Monte Sinai, Ponte, Vila Azul e Xixebal para o local das atividades. Para ser atendida, a pessoa dever trazer documentos pessoais e comprovante de endereço.

Parceiros
O programa envolve uma rede de parceiros, dentre eles, Sebrae, Sesi, Senai, Senac, Senar, Sesc, Saneatins, É Prá Já, Eco Floresta, Unopar, dentre outros.

(Alberto Rocha/Foto: Leila Mel)



Fazer um comentario